Voltado às necessidades específicas de estudantes de graduação e pós-graduação, este manual consagra especial atenção à organização do sistema nervoso, a fim de facilitar a compreensão dos modelos de funcionamento cognitivo (percepção, memória, linguagem, atenção). Ele apresenta também os grandes princípios dos métodos de imageria cerebral, pontuando as diferenças da organização do cérebro masculino e do feminino, e finaliza com uma abordagem da temática atualmente muito discutida, da relação entre emoção e cognição.
Sumário:
1. As neurociências cognitivas
Algumas definições
Breve histórico das pesquisas sobre o cérebro
II. Organização do sistema nervoso
Organização microscópica: o tecido nervoso
Os sinais neurais
Organização macroscópica: subdivisões anatômicas e funcionais do sistema nervoso
III. Os métodos de imageria cerebral
Os métodos diretos: EEG e MEG
Os métodos indiretos: TEP e IRMf
IV. Percepção de alto nível: o caso da visão
Do órgão sensorial ao córtex sensorial
Do córtex estriado às áreas sensoriais: as vias do "onde" e do "o que"
O caso particular do reconhecimento facial
V. Memória
Diferentes tipos de memória
Estruturas e circuitos
As bases celulares da memória
VI. A linguagem
Contexto teórico
A primeira descoberta de áreas da linguagem e as afasias
A contribuição do modelo do cérebro bipartido (split-brain)
O léxico mental
Compreensão da linguagem
Produção da linguagem oral
Lateralização da linguagem
VII. A atenção
Revisão de algumas noções associadas ao conceito de atenção
A atenção visuo-espacial
Atenção seletiva: visual/auditiva
Os modelos cerebrais da atenção
VIII. Especialização hemisférica e diferenças entre o cérebro masculino e o cérebro feminino
Assimetria hemisférica
As diferenças homens/mulheres
IX. Emoção e cognição
Do estresse à vigilância: as premissas
Os mecanismos das emoções
Emoção e cognição
FONTE DE PESQUISA: https://clickbooks.websiteseguro.com/product_info.php?products_id=1048&osCsid=rdupul5von5rmf2k1mbandc6k3
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário