Projeto de Josué Neto sobre acompanhamento da dislexia é promulgado na ALEAM
A Assembleia Legislativa do Amazonas promulgou nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei proposto pelo deputado estadual Josué Neto (PSD) que trata do acompanhamento da dislexia nas escolas públicas do Estado.
Na proposta de Josué que se tornou lei, a rede estadual de ensino deve promover medidas para a identificação e tratamento da dislexia em estudantes das escolas públicas do Estado.
A proposta de Josué chegou ao Legislativo em março deste ano e visa a implementação de ações com o objetivo de identificar de forma precoce, bem como promover o acompanhamento dos estudantes com o distúrbio.
Estudos mostram que entre 15% e 20% da população é disléxica, ou seja, tem dificuldades no aprendizado, razão pela qual esse distúrbio se manifesta de forma mais intensa nos bancos escolares.
Ao defender a aprovação do projeto, Josué propôs ainda a capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais de dislexia nos alunos e criação de equipes multidisciplinares com profissionais necessários à execução do trabalho de prevenção e tratamento.
Além do Amazonas, Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo já possuem legislações específicas sobre o acompanhamento da dislexia nas redes estaduais de ensino.
“Muito importante esse reconhecimento da ALEAM em torno da nossa proposta. Agora vamos trabalhar com a Comissão da Juventude para que essa lei seja aplicada, pois sabemos que muitos alunos enfrentam dificuldades na sala de aula e, na maioria das vezes, os professores não identificam que isso ocorre em função da dislexia”, disse Josué Neto.
TEXTO: Assessoria do deputado
Na proposta de Josué que se tornou lei, a rede estadual de ensino deve promover medidas para a identificação e tratamento da dislexia em estudantes das escolas públicas do Estado.
A proposta de Josué chegou ao Legislativo em março deste ano e visa a implementação de ações com o objetivo de identificar de forma precoce, bem como promover o acompanhamento dos estudantes com o distúrbio.
Estudos mostram que entre 15% e 20% da população é disléxica, ou seja, tem dificuldades no aprendizado, razão pela qual esse distúrbio se manifesta de forma mais intensa nos bancos escolares.
Ao defender a aprovação do projeto, Josué propôs ainda a capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais de dislexia nos alunos e criação de equipes multidisciplinares com profissionais necessários à execução do trabalho de prevenção e tratamento.
Além do Amazonas, Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo já possuem legislações específicas sobre o acompanhamento da dislexia nas redes estaduais de ensino.
“Muito importante esse reconhecimento da ALEAM em torno da nossa proposta. Agora vamos trabalhar com a Comissão da Juventude para que essa lei seja aplicada, pois sabemos que muitos alunos enfrentam dificuldades na sala de aula e, na maioria das vezes, os professores não identificam que isso ocorre em função da dislexia”, disse Josué Neto.
TEXTO: Assessoria do deputado
copiado do site: http://www.aleam.gov.br/ANMateria.asp?id=9855
Nenhum comentário:
Postar um comentário