domingo, 25 de outubro de 2009

Neurociência aplicada à aprendizagem





Telma Pantano / Jaime Luiz Zorzi

É inegável o crescente avanço das neurociências e sua enorme contribuição no sentido de aumentar nossa compreensão quanto ao funcionamento do cérebro. Hoje podemos entender melhor como tornar o processo de aquisição de conhecimentos mais objetivo, prático e facilitado, modificando a forma como lidamos com as informações novas e as integramos àqueles já existentes. Neste mecanismo reside o processo de aprendizagem, sua conservação e recuperação na forma de memórias.




Este livro, escrito por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, pretende trazer para o universo daqueles que trabalham com desenvolvimento e aprendizagem, o que atualmente tem sido estudado na interface entre neurociências e educação. Nosso objetivo é o de fazer com que as informações desta obra possam ser diretamente aplicadas á prática clínica e pedagógica, explorando os seguintes temas:



-Introdução as neurociências



-Atenção e memória



-Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento do sistema nervoso



-Funções visuoconstrutivas, praxias e agnosias



-Linguagem e cognição



-Processamento auditivo central



-Aprendizagem e habilidades acadêmicas



-A análise do processamento ortográfico e suas implicações no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem



-Avaliação das funções cognitivas na criança, no adolescente e no adulto



-Neurociência na educação I e II



Sumário:



Capítulo 1 - Introdução as neurociências



Capítulo 2 - Atenção e memória



Capítulo 3 - Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento do sistema nervoso



Capítulo 4 - Funções Vísuo-construtivas, praxias e agnosias



Capítulo 5 - Pensamento, inteligência e funções executivas



Capítulo 6 - Linguagem e cognição



Capítulo 7 - Processamento auditivo central



Capítulo 8 - Aprendizagem e habilidades acadêmicas



Capítulo 9 - A análise do processamento ortográfico e suas implicações no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem



Capítulo 10 - Avaliação das funções cognitivas na criança, no adolescente e no adulto



Capítulo 11 - Neurociência na educação I



Capítulo 12 - Neurociência na educação II

Um comentário:

  1. Eu esto com muita vontade comprar este livro, até pq quero fazer meu tcc nessa perspectiva. Sou da area de educação,mas eu acredito que estes conhecimentos da Neurociência pode sim de alguma forma contribuir n processo de ensino aprendizagem. Gostei de saber os capítulos deste livro. Acredito que vai me servir!

    ResponderExcluir