domingo, 25 de outubro de 2009
Neurociência aplicada à aprendizagem
Telma Pantano / Jaime Luiz Zorzi
É inegável o crescente avanço das neurociências e sua enorme contribuição no sentido de aumentar nossa compreensão quanto ao funcionamento do cérebro. Hoje podemos entender melhor como tornar o processo de aquisição de conhecimentos mais objetivo, prático e facilitado, modificando a forma como lidamos com as informações novas e as integramos àqueles já existentes. Neste mecanismo reside o processo de aprendizagem, sua conservação e recuperação na forma de memórias.
Este livro, escrito por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, pretende trazer para o universo daqueles que trabalham com desenvolvimento e aprendizagem, o que atualmente tem sido estudado na interface entre neurociências e educação. Nosso objetivo é o de fazer com que as informações desta obra possam ser diretamente aplicadas á prática clínica e pedagógica, explorando os seguintes temas:
-Introdução as neurociências
-Atenção e memória
-Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento do sistema nervoso
-Funções visuoconstrutivas, praxias e agnosias
-Linguagem e cognição
-Processamento auditivo central
-Aprendizagem e habilidades acadêmicas
-A análise do processamento ortográfico e suas implicações no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem
-Avaliação das funções cognitivas na criança, no adolescente e no adulto
-Neurociência na educação I e II
Sumário:
Capítulo 1 - Introdução as neurociências
Capítulo 2 - Atenção e memória
Capítulo 3 - Crescimento, desenvolvimento e envelhecimento do sistema nervoso
Capítulo 4 - Funções Vísuo-construtivas, praxias e agnosias
Capítulo 5 - Pensamento, inteligência e funções executivas
Capítulo 6 - Linguagem e cognição
Capítulo 7 - Processamento auditivo central
Capítulo 8 - Aprendizagem e habilidades acadêmicas
Capítulo 9 - A análise do processamento ortográfico e suas implicações no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem
Capítulo 10 - Avaliação das funções cognitivas na criança, no adolescente e no adulto
Capítulo 11 - Neurociência na educação I
Capítulo 12 - Neurociência na educação II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu esto com muita vontade comprar este livro, até pq quero fazer meu tcc nessa perspectiva. Sou da area de educação,mas eu acredito que estes conhecimentos da Neurociência pode sim de alguma forma contribuir n processo de ensino aprendizagem. Gostei de saber os capítulos deste livro. Acredito que vai me servir!
ResponderExcluir