segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS







SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS


Avaliação

O Programa de Avaliação Ramain-Thiers resulta da experimentação e aplicação do Método Ramain-Thiers no trabalho psicoterapêutico grupal e individual. Serve para a avaliação diagnóstica de crianças a partir de seis anos de idade e de adolescentes. Como instrumento de avaliação diagnóstica, segue os princípios básicos da Sociopsicomotricidade. As atividades propostas no Programa de Avaliação envolvem, em uma seqüência estabelecida, orientações para desenvolvimento e análise da entrevista inicial, orientação e material para uma sessão de "hora livre", programa de uma sessão de Trabalho Corporal e determinadas atividades de Psicomotricidade Diferenciada compostas por Cópia, Recorte, Entrelaçamento e Memória. O caráter projetivo do Método Ramain-Thiers é a principal fonte de sustentação, funcionalidade e eficácia do Programa de Avaliação enquanto instrumento diagnóstico.

São ao todo seis itens que compõem o material do Programa de Avaliação:

1 - Caderno de Aplicação;

2 - Caixa Ramain-Thiers para crianças, contendo os materiais básicos utilizados pelo Método e padronizados para o uso na sessão de "hora livre" e uma família de bonecos feitos em arame;

3 - Pasta Ramain-Thiers para adolescentes, contendo os materiais básicos utilizados pelo Método e padronizados para o uso na sessão de "hora livre" e uma "Apostila de Assuntos Interessantes";

4 - Seis desenhos-modelo utilizados na atividade de Cópia

a) para crianças: o carro, o sol e a lua, o aquário (AV.CR.01, 02 e 03);

b) para adolescentes: o sapo, o cachorro e o totem (AV.AD. 01, 02 e 03)

5 - Memória

a) para crianças: um jogo contendo 12 pares de peças com desenhos coloridos;

b) para adolescentes : 1 desenho-mandala e um jogo com peças para montagem do desenho-mandala;

6 - Um conjunto de linhas coloridas para a atividade de Entrelaçamento.

O objetivo do Programa de Avaliação é levar o socioterapeuta à compreensão da estrutura psíquica do sujeito através da análise dos elementos psicodinâmicos que nele são observados: a personalidade, a adaptabilidade, a integração, a imagem corporal, as estruturas do Id, Ego e Superego e, as organizações psicopatológicas. É um material que deve ser utilizado como um referencial para a construção do Perfil Sociopsicomotor do sujeito, considerando seus aspectos emocionais, corporais e sociais.

O Perfil Sociopsicomotor resulta dos entrelaçamento dos aspectos observados em cada uma das atividades desenvolvidas no decorrer da aplicação do Programa: a recorrência de determinadas atitudes; a negligência em relação a algum tipo específico de material ou de atividade, os diferentes sentimentos que experimenta frente a determinadas atividades, reações inesperadas. A análise destes aspectos leva, por sua vez, à percepção de quais são os componentes ativos das dificuldades apresentadas, bem como a observação das condições grafo-perceptivo-motoras do sujeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário