quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Problema com matemática pode ser discalculia.



Problema com matemática pode ser discalculia.

Parente da dislexia, a discalculia é distúrbio que faz com que portador tenha problemas com números

MICHELI NUNES

15/11/2011 20:13
micheli.nunes@diariosp.com.br

Quando a criança apresenta dificuldades na escola, muitas vezes pais e educadores pensam em dislexia, problema com a leitura que prejudica o aprendizado. Mas existe outro distúrbio que também afeta o desempenho escolar e é bem menos conhecido: a discalculia. “A dislexia pode ser definida como uma falta de coordenação cerebral. O hemisfério esquerdo do cérebro, responsável pela lógica, possui uma hipertrofia, ou seja, cresce demais, causando problemas no lado direito, responsável pela leitura”, afirma o pediatra Ivan Pollastrini Pistelli.

Parente da dislexia, a discalculia funciona de maneira parecida, fazendo com que a criança tenha problemas não apenas em ler, mas também em calcular e compreender números. A hipertrofia do hemisfério direito do cérebro– lado contrário da dislexia – pode ser a principal causa do problema. “Quem sofre de discalculia é incapaz de compreender e realizar contas matemáticas básicas, o que impede a aquisição de conhecimento mais completo”, afirma o neuropediatra Paulo Breinis, do Hospital Infantil Sabará.

Breinis alerta que, como não é tão conhecida, a doença acaba sendo diagnosticada tardiamente, prejudicando a vida social e a autoestima da criança. “Ao ser negligenciando, o problema costuma virar uma bola de neve. Há casos de crianças que começam a se sair mal na escola, são reprovadas e abandonam os estudos. Em outras situações, são vítimas de bullying ou perseguição dos próprios pais, que associam o problema à preguiça ou à falta de empenho na escola.”

De acordo com Pistelli, quem sofre de dislexia ou discalculia pode apresentar talentos surpreendentes. “A maioria das crianças que desenvolve estes distúrbios é muito esperta. Das que sofrem de dislexia, por exemplo, muitas desenvolvem talentos superiores a de outras crianças nas áreas lógica e numérica. Os pais devem ficar atentos aos sinais e, se houver possibilidade de que o filho sofra do distúrbio, devem procurar um psicólogo ou pediatra.”

Assim como a dislexia, a discalculia não costuma ser tratada com medicação. Segundo Breinis, o tratamento envolve treinamento e aulas extras de matemática.
O neuropediatra explica ainda que é comum as crianças apresentaram discalculia e dislexia simultaneamente.

“Nestes casos, é importante que o tratamento envolva uma equipe multidisciplinar, formada por neurologista, psicóloga e fonoaudiólogo e pedagogo”, recomenda.


FONTE: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/4294/Problema+com+matematica+pode+ser+discalculia

Um comentário:

  1. Olá professora, estou interessada em fazer uma especialização em neuropsicopedagogia e me interessei muito por seus artigos. Gostaria, se fosse possível, de estar me comunicando com a senhora por e-mail, para tirar duvidas e trocar experiencias. Moro na Bahia, sou pedagoga formada pela UESC, tenho uma escola de ed.infantil e fundamental I e ainda vou começar o curso, estou fervilhando de duvidas.
    Atenciosamente,
    Samantha Amaral
    P.S: escolamonteirolobato2011@hotmail.com

    ResponderExcluir