sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cursos ou livros sobre o Método Fônico de Alfabetização


Tenho recebido vários e-mail de profissionais da educação ou mesmo pessoas interessadas pedindo alguma indicação de Bibliografia a respeito do Método Fônico de Alfabetização. Por isso, preparei a listagem abaixo, com todas as indicações que conheço a respeito do assunto. São as que conheço e provavelmente não são as únicas existentes. Não se trata de comercial nem anúncio, apenas uma lista para auxiliar quem estiver precisando se aprofundar no assunto, ok?

Método fônico


O método fônico consiste no aprendizado através da associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras. Esse método de ensino permite primeiro descobrir o princípio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua língua, através de textos produzidos especificamente para este fim.

O método é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica, ou seja, as relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de atividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento.

O método fônico nasceu como uma crítica ao método da soletração ou alfabético. Primeiro são ensinadas as formas e os sons das vogais. Depois são ensinadas as consoantes, sendo, aos poucos, estabelecidas relações mais complexas. Cada letra é aprendida como um fonema que, juntamente com outro, forma sílabas e palavras. São ensinadas primeiro as sílabas mais simples e depois as mais complexas.

Visando aproximar os alunos de algum significado é que foram criadas variações do método fônico. O que difere uma modalidade da outra é a maneira de apresentar os sons: seja a partir de uma palavra significativa, de uma palavra vinculada à imagem e som, de um personagem associado a um fonema, de uma onomatopéia ou de uma história para dar sentido à apresentação dos fonemas. Um exemplo deste método é o professor que escreve uma letra no quadro e apresenta imagens de objetos que comecem com esta letra. Em seguida, escreve várias palavras no quadro e pede para os alunos apontarem a letra inicialmente apresentada. A partir do conhecimento já adquirido, o aluno pode apresentar outras palavras com esta letra.

Os especialistas dizem que este método alfabetiza crianças, em média, no período de quatro a seis meses. Este é o método mais recomendado nas diretrizes curriculares dos países desenvolvidos que utilizam a linguagem alfabética.


Cursos ou livros sobre o Método Fônico de Alfabetização


Alfabetização: Método Fônico

Autores: Fernando C. Capovilla e Alessandra G. S. Capovilla
EDITORA MEMNOM
• SINOPSE: Após examinar a fundo 115 mil estudos à procura do método de alfabetização mais eficaz, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido decidiram adotar oficialmente o método fônico. Infelizmente, contudo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do MEC ainda insistem em pregar um outro método de alfabetização que, de acordo com aqueles países, é ultrapassado, improcedente e ineficaz. Isto tem custado caro ao aluno brasileiro, cuja competência em leitura e escrita tem caído de modo alarmante, sendo classificado em último lugar no Programa Internacional de Avaliação de Alunos. 'Alfabetização - método fônico' explica os dados científicos nacionais e internacionais que comprovam a clara superioridade do método fônico e demonstra, passo a passo, como implementá-lo na sala de aula para a alfabetização eficaz, tal como faz o Reino Unido, a França e os Estados Unidos, de modo a reverter as alarmantes taxas de fracasso escolar de nossas crianças.


Alfabetização Fônica Livro do aluno
Construindo a competência de leitura e escrita
Autores: Fernando Capovilla e Alessandra Capovilla


Sumário do Livro:
clique nas imagens para ampliar








Alfabetização com as boquinhas
Livro do professor e livro do aluno
Autoras Renata Savastano R. Jardini
Patrícia Thimóteo S. Gomes
Editora Pulso
Inúmeras atividades que fogem da memorização e fixam a escrita e o movimento dos lábios na pronúncia de letras, sílabas e palavras. Na medida que o livro exercita a diferenciação de fonemas e incentiva a elaboração de frases, amplia a percepção da criança em relação ao mundo a sua volta; ao passo que desenvolve a articulação e o correto posicionamento da língua, contribui ao enriquecimento simbólico: o primeiro contato com a linguagem é fundamental à capacidade cognitiva do indivíduo.


Na companhia de fotos que ilustram os movimentos da boca em cada fonema, um espelho para a auto-regulação do exercício, e de um cd-rom com imagens e sons, a criança aprende brincando, e o profissional ensina com a certeza do sucesso pedagógico. “Alfabetização com as boquinhas” é simples e exime qualquer barreira técnica ao aprendizado; pelo contrário, é um elo definitivo entre o aprendiz e a esfera lingüística.


SUMÁRIO:



LIVRO FONEMAS, SONS E BRINCADEIRAS
AUTORA FERNANDA MIGUEL TORRES
EDITORA REVINTER


Este livro aborda cada fonema, associando-o a brincadeiras, jogos lúdicos e sons do dia-a-dia, para que haja uma fixação do fonema em questão.
Ao final do livro, foram anexadas fichas de fonemas as quais poderão ser utilizadas pelo profissional no trabalho com crianças.
A autora pretende desmistificar o fonema que pareça difícil, de maneira ilustrativa e informativa, fazendo com que família e paciente fiquem surpresos com os resultados conquistados.
Sumário
•Vogais
•Fonema /v/
•Fonema /f/
•Fonema /j/
•Fonema /z/
•Fonema /ch/
•Fonema /p/
•Fonema /b/
•Fonema /t/
•Fonema /d/
•Fonema /k/
•Fonema /g/
•Fonema /s/
•Fonema /m/
•Fonema /n/
•Fonema /nh/
•Fonema /r/
•Fonema /R/
•Fonema /l/
•Fonema /lh/




Método de Alfabetização A Casinha Feliz
ou Método Iracema Meireles


O Método Iracema Meireles é um método que tem como ponto de partida o fonema. Neste método, as letras aparecem associadas a figuras do universo do aluno. Essas figuras servem para desencadear um processo de associação que facilita a descoberta das correspondências grafema-fonema. O aspecto lúdico deste método cria uma ligação afetiva forte entre alunos e letras, o que torna a aprendizagem muito rápida. Ao contrário dos outros métodos, este não exige esforço de memória porque as figuras-fonema funcionam como uma chave para ajudar na decifração do código da língua escrita.



Conheça todo o material visitando o site: A Casinha Feliz




Coleção de cadernos Ruth Bicudo (8 cadernos)
Editora Livro Pronto
•Caderno 1 - Aperfeiçoamento das trocas ortográficas, auditivas e visuais (uso do x e do s)
• Cad 2 - Fonemas p/b, f/v, t/d;
•Cad 3 - Fixação Ortográfica;
•Cad. 4 - Sugestões para o trabalho de estimulação do desenvolvimento da Consciência Fonológica nas crianças em fase de alfabetização.
•Cad. 5 - Vários exercícios nas áreas do léxico, gramática e sintaxe, que auxiliarão no desenvolvimento da habilidade de redigir.
•Cad. 6 - Jogos do Caderno 2, que aperfeiçoam trocas ortográficas, auditivas e visuais (P e B, T e D, F e V).
•Cad. 7 - Aceleração na identificação de sílabas simples e complexas, estimulação do nível de atenção, promoção da fluência, favorecimento da compreensão.
•Cad. 8 - Dislexia - Compreendendo melhor o disléxico e oferecendo ao disléxico melhores condições de aprendizagem;



Para saber mais sobre o Método das boquinhas
e conhecer o material, visite o site:
Boquinhas


Alfabetização fônica computadorizada

Alessandra G. S. Capovilla / Eliseu Coutinho de Macedo / Fernando César Capovilla
/ Cleber Diana


A Alfabetização Fônica é composta da articulação sistemática entre instruções metafonológicas e fônicas. O ensino metafonológico é feito por meio de atividades para desenvolver a consciência fonológica, o ensino fônico, por meio de atividades para ensinar correspondências entre grafemas e fonemas no alfabeto.
Implementada no Brasil sob forma de livros como Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica, Alfabetização: método fônico, e Alfabetização fônica: construindo competência de leitura e escrita, a Alfabetização Fônica teve sua eficácia amplamente demonstrada em dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior voltado à prevenção e ao tratamento de atrasos de leitura e escrita.
Implementada agora sob forma de CD-ROM a Alfabetização fônica computadorizada complementa o pacote, tornando ainda mais lúdica e eficaz a alfabetização, bem como a intervenção para prevenção e tratamento de problemas de leitura e escrita.
O presente livro acompanha o CD-ROM Alfabetização fônica computadorizada e explica sua fundamentação teórica e as atividades que compõem.



Cartilha da ABD - 2ª EDIÇÃO






Errata: Acordo Ortográfico

Adaptação

Em função do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que passou a vigorar em 2010, acrescentamos esta adaptação, pois a vigente edição da cartilha foi impressa antes de ser firmado o acordo acima citado.

Nas páginas 61 a 67 (vol. 1) : introduzindo as letras k-w-y, considerar que agora essas letras fazem parte do alfabeto, que passa a ter 26 letras: A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z

Nas páginas 64 e 65 (vol. 1) a palavra fôrma perde o acento, pois o acento diferencial passou a ser usado apenas em pôde e pôr.

Na página 67 (vol. 1), onde se lê “Letras de Origem Estrangeira” considerar que agora as referidas letras estão incluídas, que foram reintroduzidas no alfabeto.

Na página 39 (vol. 2) a palavra geléia perde o acento por ser uma paroxítona terminada em ditongo aberto. O mesmo acontece com jibóia (páginas 66-67 – vol. 2) e colméia (página 99 – vol. 2).



Autoras: Áurea Maria Stavale Gonçalves e Maria Ângela Nogueira Nico



A cartilha "Facilitando a Alfabetização – Multissensorial, Fônica e Articulatória", foi aprovada e reconhecida pelo Ministério da Educação. Foi testada em campo nas cidades de Brasília e Goiás. As autoras da obra: Maria Angela Nogueira Nico e Áurea Maria Stavale Gonçalves cederam os direitos autorais. A cartilha foi produzida com a mobilização de profissionais e voluntários da ABD, com recursos próprios vindos de sua forma de administração auto-sustentável.

Kit Completo - 2ª Edição

A cartilha atende aos profissionais da área de educação para suprir as principais dificuldades dos disléxicos, e vem acompanhada de um caderno multissensorial , que tem a função de estimular o visual, o auditivo, e o tátil sinestésico. Inclui um vídeo explicativo sobre o método, exercícios e aplicabilidade. O material pode ser usado na alfabetização e re-alfabetização de qualquer individuo, seja ele portador de dislexia ou não.


Reserve a sua pelos telefones: 11-3258-7568 / 11-3231-3296 / 11-3237-0809 ou através do contato@dislexia.org.br informando nome completo, telefone, e e-mail.



O MÉTODO FÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO

Cartaz com os personagens da "História da Abelhinha":





Os métodos fônicos também são conhecidos por métodos sintéticos ou fonéticos. Partem das letras (grafemas) e dos sons (fonemas) para formar, com elas, sílabas, palavras e depois frases. No principal modelo de Método Fônico utilizado pelos professores alfabetizadores, as crianças não pronunciam os nomes das letras, mas sim os seus sons.
O lingüista americano Bloomfield, propositor do módulo fônico desse método, defende que a aquisição da linguagem é um processo mecânico, ou seja, a criança será sempre estimulada a repetir os sons que absorve do ambiente. Assim, a linguagem seria a formação do hábito de imitar um modelo sonoro. Os usos e funções da linguagem, neste caso, são descartados (em princípio), por se tratarem de elementos não observáveis pelos métodos utilizados por essa teoria, dando-se importância à forma e não ao significado. No tocante à aquisição da linguagem escrita, a fônica é o intuito de fazer com que a criança internalize padrões regulares de correspondência entre som e soletração, por meio da leitura de palavras das quais ela, inconscientemente, inferir as correspondências soletração/som.

De acordo com esse pensamento, o significado não entraria na vida da criança antes que ela dominasse a relação, já descrita, entre fonema e grafema. Nesse caso, a escrita serviria para representar graficamente a fala.

O método fônico baseia-se no aprendizado da associação entre fonemas e grafemas (sons e letras) e usa, em princípio, textos produzidos especificamente para a alfabetização.
O método que o Brasil empregava antes dos anos 80 não era o fônico, mas o alfabético-silábico, baseado no ensino repetitivo de sílabas.
Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/01/o-mtodo-fnico-de-alfabetizao.html#ixzz1WBE36bAs
 
 
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Não encontrei curso de método Fônico online, por isso sugiro os cursos abaixo, que são reconhecidamente bons, do Portal Educação. Abordam a alfabetização de modo global: Métodos, técnicas, teorias, sugestões, idéias etc. Ambos os cursos de alfabetização oferecem certificado de conclusão.




Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2011/07/cursos-ou-livros-sobre-o-metodo-fonico.html#ixzz1WB3gZ9RH

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS







SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS


Avaliação

O Programa de Avaliação Ramain-Thiers resulta da experimentação e aplicação do Método Ramain-Thiers no trabalho psicoterapêutico grupal e individual. Serve para a avaliação diagnóstica de crianças a partir de seis anos de idade e de adolescentes. Como instrumento de avaliação diagnóstica, segue os princípios básicos da Sociopsicomotricidade. As atividades propostas no Programa de Avaliação envolvem, em uma seqüência estabelecida, orientações para desenvolvimento e análise da entrevista inicial, orientação e material para uma sessão de "hora livre", programa de uma sessão de Trabalho Corporal e determinadas atividades de Psicomotricidade Diferenciada compostas por Cópia, Recorte, Entrelaçamento e Memória. O caráter projetivo do Método Ramain-Thiers é a principal fonte de sustentação, funcionalidade e eficácia do Programa de Avaliação enquanto instrumento diagnóstico.

São ao todo seis itens que compõem o material do Programa de Avaliação:

1 - Caderno de Aplicação;

2 - Caixa Ramain-Thiers para crianças, contendo os materiais básicos utilizados pelo Método e padronizados para o uso na sessão de "hora livre" e uma família de bonecos feitos em arame;

3 - Pasta Ramain-Thiers para adolescentes, contendo os materiais básicos utilizados pelo Método e padronizados para o uso na sessão de "hora livre" e uma "Apostila de Assuntos Interessantes";

4 - Seis desenhos-modelo utilizados na atividade de Cópia

a) para crianças: o carro, o sol e a lua, o aquário (AV.CR.01, 02 e 03);

b) para adolescentes: o sapo, o cachorro e o totem (AV.AD. 01, 02 e 03)

5 - Memória

a) para crianças: um jogo contendo 12 pares de peças com desenhos coloridos;

b) para adolescentes : 1 desenho-mandala e um jogo com peças para montagem do desenho-mandala;

6 - Um conjunto de linhas coloridas para a atividade de Entrelaçamento.

O objetivo do Programa de Avaliação é levar o socioterapeuta à compreensão da estrutura psíquica do sujeito através da análise dos elementos psicodinâmicos que nele são observados: a personalidade, a adaptabilidade, a integração, a imagem corporal, as estruturas do Id, Ego e Superego e, as organizações psicopatológicas. É um material que deve ser utilizado como um referencial para a construção do Perfil Sociopsicomotor do sujeito, considerando seus aspectos emocionais, corporais e sociais.

O Perfil Sociopsicomotor resulta dos entrelaçamento dos aspectos observados em cada uma das atividades desenvolvidas no decorrer da aplicação do Programa: a recorrência de determinadas atitudes; a negligência em relação a algum tipo específico de material ou de atividade, os diferentes sentimentos que experimenta frente a determinadas atividades, reações inesperadas. A análise destes aspectos leva, por sua vez, à percepção de quais são os componentes ativos das dificuldades apresentadas, bem como a observação das condições grafo-perceptivo-motoras do sujeito.