terça-feira, 26 de junho de 2012

Estudantes surdos e disléxicos/ tdahi terão mais tempo para fazer o Enem


Notícia : Enem 2012

Estudantes surdos e disléxicos terão mais tempo para fazer o Enem

11/06/2012
Mudanças no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 garantem atendimento especializado para necessidades especiais dos candidatos, além de correção diferenciada das redações. Provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. Inscrições vão até 15 de junho

3

Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com
As dificuldades com a linguagem também serão consideradas na correção das provas, de acordo com o Inep
 
Estudantes surdos ou que sofrem com dislexia podem pedir apoio durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Devido às suas dificuldades de compreensão da língua portuguesa, os alunos ganharão mais tempo para realizar as provas.
 

  De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as regras para o atendimento diferenciado para os candidatos deficientes têm se aprimorado. No edital deste ano fica claro que, além dos estudantes com deficiência física, auditiva e visual, que em geral podem solicitar atendimento especial, outros grupos também serão contemplados.
 
As regras do exame orientam, pela primeira vez, candidatos com dislexia, hiperativos e autistas a solicitarem ajuda especial dos organizadores do exame. Todos esses perfis têm direito a auxílio de um profissional ledor e transcritor, além de poderem solicitar mais tempo para fazer suas provas. Além disso, as redações serão corrigidas sob critérios diferenciados de avaliação.
 
No entanto, as ferramentas de auxílio – determinadas em lei – devem ser solicitadas no momento da inscrição para o exame. Após a solicitação, funcionários do Inep entrarão em contato com o candidato via telefone, confirmando os pedidos feitos pela internet. Nesse momento o estudante pode solicitar, também, o tempo adicional para fazer a prova. O tempo no Enem será de uma hora a mais.
 
 

Correção

As dificuldades com a linguagem também serão consideradas na correção das provas, de acordo com o Inep. Os mecanismos de avaliação dos textos de participantes portadores de deficiência auditiva são coerentes ao aprendizado da língua portuguesa apenas como segunda língua. Serão levadas em conta, também, as características linguísticas de quem possui dislexia.  
 

Auxílio

Podem pedir auxílio pessoas que portem as seguintes deficiências:
 
1. Baixa visão: ledor, transcritor, prova ampliada, sala de fácil acesso;
2. Cegueira: prova em Braille, ledor, transcritor, sala de fácil acesso;
3. Deficiência física: transcritor, sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, mesa para cadeira de rodas, apoio para perna;
4. Deficiência intelectual: ledor, transcritor, sala de fácil acesso;
5. Deficiência auditiva: tradutor-intérprete Libras, leitura labial;
6. Surdez: tradutor-intérprete Libras, leitura labial;
7. Surdocegueira: guia-intérprete, prova ampliada, prova em Braille, tradutor-intérprete Libras, leitura labial, ledor, transcritor, sala de fácil acesso;
8. Autismo: ledor, transcritor;
9. Déficit de atenção: ledor, transcritor;
10. Dislexia: ledor, transcritor;
11. Gestantes e lactantes: sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, mesa para cadeira de rodas, apoio para perna;
12. Idoso: sala de fácil acesso.
 
 

As provas do Enem 2012

O Enem 2012 será realizado nos dias 3 e 4 de novembro (confira o cronograma do Enem no final da página). O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. São elas:  
1. Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
 
2. Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
 
3. Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
 
4. Matemática e suas tecnologias: matemática
 
As provas do Enem 2012 terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. Já no dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.
 
Antes de iniciar as provas, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta ou qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. Caso encontre algum erro, deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
 
Para a realização das provas do Enem, o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, só poderá entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
 
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
 
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
 
 

O que não pode no Enem 2012

O edital do Enem proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.  
Todos os pertences do candidato - exceto a caneta preta de material transparente e o documento de identificação - deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.
 
 

Mudanças no Enem 2012

A correção da prova de redação do Enem mudou. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.  
Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, um terceiro corretor fará outra avaliação. Se mesmo assim houver discrepância entre as notas, a redação seguirá para uma banca de três avaliadores, que dará a nota final. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
 
Será atribuída nota zero à redação que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
 
 

Os resultados do Enem 2012

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais a partir de 28 de dezembro. Basta inserir o número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/  
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
 
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial, a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

 

copiado do site:  http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/11/941970/estudantes-surdos-e-dislexicos-tero-mais-tempo-fazer-enem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário