Curso de Neuropsicopedagogia I
A Clínica RECREAR RECRIAR está promovendo o curso de Neuropsicopedagogia I, que objetiva a promoção de conhecimentos que oportunizem a interdisciplinaridade entre a educação, a pediatria, a neurologia, a psicologia, a pedagogia e a fonoaudiologia.
O curso será administrado em módulos mensais, sempre aos sábados, totalizando oito encontros com duração de oito horas aula cada.
Trata-se de curso diferenciado, ministrado por profissionais especializados em suas áreas.
Público alvo: psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, professores, estudantes, pais e áreas afins.
Datas: 20/02/2010, 13/03/2010, 10/04/2010, 08/05/2010, 20/06/2010,
Julho – Férias, 14/08/2010, 11/09/2010, 09/10/2010
Horário do Curso: Das 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30min, com intervalo para coffee break das 10h15min às 10h30min e das 15h00min às 15h15min.
Local do Curso: O curso vai acontecer em Rio do Sul (Santa Catarina) o local ainda não está definido, assim que eu tiver confirmado o local eu entrarei em contato novamente.
Valor do Curso: Inscrição R$125,00 e sete mensalidades de R$125,00.
Inscrição: A inscrição deverá ser feita até o dia 22/01/2010. O valor da inscrição será de R$125,00. Este pagamento confirmará a participação do inscrito para o primeiro encontro.
Obs.: O valor da inscrição não será devolvido (exceto em casos de força maior – doenças, etc.).
Mensalidades:
Para o pagamento das demais mensalidades o interessado deverá trazer cheques pré datados no primeiro encontro; caso não trabalhe com cheques, poderá fazer o depósito das mensalidades na mesma conta na qual vai depositar a inscrição e nos enviar o comprovante, ou nos entregar esse comprovante na hora do curso.
Certificados: serão fornecidos aos participantes que obtiverem frequência igual ou superior a 75%. Não será permitida a troca de participantes já inscritos. Serão aceitas apenas novas inscrições no decorrer do curso.
PROGRAMA:
NEUROANATOMIA/NEUROFISIOLOGIA
Disfunção/ Lesão
Avaliação Neurológica
Paralisia Cerebral/ Afasias
Deficiência Mental
Distúrbios de Aprendizagem: DDA, TDAH, Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Disortografia
Síndromes
Epilepsia – Autismo
Psicose
Exames complementares: EEG, Spect, Mapeamento, Tomografia, Ressonância
FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES (concepções de Lúria)
Funções inter-hemisféricas
Plasticidade cerebral
Áreas anteriores do cérebro: Lobo Frontal no planejamento, intenção e controle da ação voluntária
Áreas posteriores do cérebro: Lobo Temporal, Parietal e Occipital
Áreas subcorticais do cérebro – Atenção e Percepção
Memória: teorias, tipos e localizações
Linguagem & Pensamento
Sistema límbico
Formação Reticular
Níveis de Aprendizado: recepção-expressão
ANÁLISE DE FUNÇÕES
Pretende-se mostrar como os dados obtidos pelos profissionais das diferentes áreas, através de instrumentos de avaliação neuropsico-pedagógica e fonoaudiológica, podem orientar a estimulação de áreas funcionais defasadas.
Classificação das Dificuldades de Aprendizagem
Escalas de Desenvolvimento e o Amadurecimento das Funções
Importância da avaliação e sugestões de atividades.
Correlação com o desenvolvimento neuropsicológico.
Escalas de Desenvolvimento de 0 a 6 Anos – Vitor Da Fonseca
Análise Psicomotora da Primeira e da Segunda Infância de Picq e Vayer
Sugestões de atividades psicomotoras. Correlação das áreas avaliadas, com a neuropsicopedagogia e com a aprendizagem.
Bender/ Pré-Bender (Teste gestáltico visomotor de Lauretta Bender)
Correlação com a neuropsicopedagogia e com a aprendizagem.
A Construção da Inteligência e Formas de Analisá-La
Correlação com a neuropsicopedagogia e com a aprendizagem.
WISC III – Escala de Inteligência para Crianças
Importância para o diagnóstico neuropsicopedagógico e a correlação com a aprendizagem.
Avaliação das Estruturas Cognitivas
Apresentação de algumas provas piagetianas, tais como: seriação, dicotomia, conservação de pequenos conjuntos, intersecção, combinação de fichas, matrizes multiplicativas.
Correlação com as áreas neuropsicológicas envolvidas e com a aprendizagem.
Análise dos Aspectos do Desenvolvimento de Habilidades Psicolinguísticas
Correlação com a aprendizagem e com as áreas cerebrais envolvidas.
Sugestões de atividades para estimulação de áreas defasadas (auditivas e visuais)
PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS
Sérgio Antônio Antoniuk - CRM 6753 – Médico Neuropediatra
Maria da Graça Conceição - CRP 08/0145 – Psicóloga
Rosilda dos S. Dallagassa - CRP 08/1585 - Psicóloga
Ursula Marianne Simons - CRP 08/1647 – Psicóloga
INFORMAÇÕES E DÚVIDAS
clex@uol.com.br.
Dúvidas: (47) 99188331 ou 99188661
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse curso não pode ser aberto ao publico se você vai ministrar aulas sobre a aplicação de testes psicológicos de uso exclusivo do psicólogo. É contra a lei.
ResponderExcluir