segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Curso de Neuropsicopedagogia I

Curso de Neuropsicopedagogia I





A Clínica RECREAR RECRIAR está promovendo o curso de Neuropsicopedagogia I, que objetiva a promoção de conhecimentos que oportunizem a interdisciplinaridade entre a educação, a pediatria, a neurologia, a psicologia, a pedagogia e a fonoaudiologia.

O curso será administrado em módulos mensais, sempre aos sábados, totalizando oito encontros com duração de oito horas aula cada.

Trata-se de curso diferenciado, ministrado por profissionais especializados em suas áreas.

Público alvo: psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, professores, estudantes, pais e áreas afins.

Datas: 20/02/2010, 13/03/2010, 10/04/2010, 08/05/2010, 20/06/2010,

Julho – Férias, 14/08/2010, 11/09/2010, 09/10/2010

Horário do Curso: Das 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30min, com intervalo para coffee break das 10h15min às 10h30min e das 15h00min às 15h15min.

Local do Curso: O curso vai acontecer em Rio do Sul (Santa Catarina) o local ainda não está definido, assim que eu tiver confirmado o local eu entrarei em contato novamente.

Valor do Curso: Inscrição R$125,00 e sete mensalidades de R$125,00.
Inscrição: A inscrição deverá ser feita até o dia 22/01/2010. O valor da inscrição será de R$125,00. Este pagamento confirmará a participação do inscrito para o primeiro encontro.

Obs.: O valor da inscrição não será devolvido (exceto em casos de força maior – doenças, etc.).
Mensalidades:

Para o pagamento das demais mensalidades o interessado deverá trazer cheques pré datados no primeiro encontro; caso não trabalhe com cheques, poderá fazer o depósito das mensalidades na mesma conta na qual vai depositar a inscrição e nos enviar o comprovante, ou nos entregar esse comprovante na hora do curso.
Certificados: serão fornecidos aos participantes que obtiverem frequência igual ou superior a 75%. Não será permitida a troca de participantes já inscritos. Serão aceitas apenas novas inscrições no decorrer do curso.

PROGRAMA:
NEUROANATOMIA/NEUROFISIOLOGIA

 Disfunção/ Lesão

 Avaliação Neurológica

 Paralisia Cerebral/ Afasias

 Deficiência Mental

 Distúrbios de Aprendizagem: DDA, TDAH, Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Disortografia

 Síndromes

 Epilepsia – Autismo

 Psicose

 Exames complementares: EEG, Spect, Mapeamento, Tomografia, Ressonância

FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES (concepções de Lúria)

 Funções inter-hemisféricas

 Plasticidade cerebral

 Áreas anteriores do cérebro: Lobo Frontal no planejamento, intenção e controle da ação voluntária

 Áreas posteriores do cérebro: Lobo Temporal, Parietal e Occipital

 Áreas subcorticais do cérebro – Atenção e Percepção

 Memória: teorias, tipos e localizações

 Linguagem & Pensamento

 Sistema límbico

 Formação Reticular

 Níveis de Aprendizado: recepção-expressão

ANÁLISE DE FUNÇÕES

Pretende-se mostrar como os dados obtidos pelos profissionais das diferentes áreas, através de instrumentos de avaliação neuropsico-pedagógica e fonoaudiológica, podem orientar a estimulação de áreas funcionais defasadas.

 Classificação das Dificuldades de Aprendizagem

 Escalas de Desenvolvimento e o Amadurecimento das Funções

Importância da avaliação e sugestões de atividades.

Correlação com o desenvolvimento neuropsicológico.

 Escalas de Desenvolvimento de 0 a 6 Anos – Vitor Da Fonseca

 Análise Psicomotora da Primeira e da Segunda Infância de Picq e Vayer

Sugestões de atividades psicomotoras. Correlação das áreas avaliadas, com a neuropsicopedagogia e com a aprendizagem.

 Bender/ Pré-Bender (Teste gestáltico visomotor de Lauretta Bender)

Correlação com a neuropsicopedagogia e com a aprendizagem.

 A Construção da Inteligência e Formas de Analisá-La

Correlação com a neuropsicopedagogia e com a aprendizagem.

 WISC III – Escala de Inteligência para Crianças

Importância para o diagnóstico neuropsicopedagógico e a correlação com a aprendizagem.

 Avaliação das Estruturas Cognitivas

Apresentação de algumas provas piagetianas, tais como: seriação, dicotomia, conservação de pequenos conjuntos, intersecção, combinação de fichas, matrizes multiplicativas.

Correlação com as áreas neuropsicológicas envolvidas e com a aprendizagem.

 Análise dos Aspectos do Desenvolvimento de Habilidades Psicolinguísticas

Correlação com a aprendizagem e com as áreas cerebrais envolvidas.

Sugestões de atividades para estimulação de áreas defasadas (auditivas e visuais)

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

Sérgio Antônio Antoniuk - CRM 6753 – Médico Neuropediatra

Maria da Graça Conceição - CRP 08/0145 – Psicóloga

Rosilda dos S. Dallagassa - CRP 08/1585 - Psicóloga

Ursula Marianne Simons - CRP 08/1647 – Psicóloga

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

clex@uol.com.br.

Dúvidas: (47) 99188331 ou 99188661

Um comentário:

  1. Esse curso não pode ser aberto ao publico se você vai ministrar aulas sobre a aplicação de testes psicológicos de uso exclusivo do psicólogo. É contra a lei.

    ResponderExcluir