É considerada hoje uma das melhores escolas médicas e de ciências da saúde do País. Exemplo disso são as seguidas notas 4 obtidas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), culminando em 2007 como a mais bem avaliada no Estado de São Paulo. Objetivo é auxiliar profissionais de saúde e educação no trabalho com jovens com dificuldades escolares O Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC(NEA-FMABC) está com inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento emDislexia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), cujafinalidade é capacitar profissionais de saúde e de educação ao trabalho deavaliação e intervenção junto a crianças e adolescentes com dificuldadesescolares. Única na região do ABC Paulista, a modalidade de ensino tem duraçãoaproximada de 1 ano com total de 180 horas/aula – sempre às terças-feiras,das 19h às 23h. Entre os temas abordados no curso estão “Avaliação Neurológica”, “Aspectos clínicos da dislexia e classificação dos distúrbiosde aprendizagem”, “Epilepsia e sono”, “Avaliação psicopedagógica da dislexiae do TDAH”, “Atuação nos erros de escrita”, “Inibição cognitiva” e “Jogos deregras como instrumento de intervenção das dificuldades escolares”, entreoutros. A primeira turma do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Dislexia eTDHA teve início em 2008 com 104 inscritos – um recorde na instituição paracursos de aperfeiçoamento. As vagas são limitadas e o início das aulas estáprevisto para fevereiro de 2011. Interessados podem obter mais informações efazer inscrições na Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina doABC: Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André (SP). Telefones: (11)4993-5426 / 4993-5496. Dislexia e TDAH: Segundo a Federação Internacional de Neurologia, odistúrbio específico de leitura ou dislexia do desenvolvimento é definidocomo um distúrbio neurológico, de origem congênita, que acomete crianças compotencial intelectual normal e sem déficits sensoriais, com supostainstrução escolar adequada. “Trata-se de distúrbio que comprometepermanentemente o processo de leitura e escrita, ocasionando desempenhoabaixo do esperado para a idade e escolaridade”, explica o coordenador doNEA e do Ambulatório de Dificuldades Escolares da FMABC, Dr. RubensWajnsztejn. Já o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema desaúde mental que tem duas características básicas: desatenção e agitação(hiperatividade / impulsividade). O transtorno causa impacto significativona vida das crianças e adolescentes, assim como nas famílias e demaispessoas do convívio diário. Pode levar a dificuldades de relacionamentofamiliar e social e ao baixo desempenho escolar. www.fuabc.org.br |
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Faculdade de Medicina do ABC aperfeiçoamento em ''Dislexia e TDAH'.
PUC-SP abre inscrições para curso de psicopegadogia .
no campus Barueri
A Psicopedagogia é uma área de conhecimento transdisciplinar que tem em sua origem a Pedagogia e a Psicologia. Aborda as relações entre o sujeito com o conhecimento na sua construção e reconstrução. As áreas abrangidas neste curso correspondem à Pedagogia e à Psicologia com referência ao processo de aprendizagem – seus estilos, suas modalidades – tendo como foco crianças, adolescentes e adultos. Prevê-se que a intervenção psicopedagógica possa ocorrer em instituições escolares e em outras instituições, tendo como objetivo geral formar o profissional para atuar na intervenção psicopedagógica nessas instituições.
O curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), apresenta os seguintes objetivos específicos: formar o profissional para o trabalho de intervenção psicopedagógico no processo de aprendizagem, oferecendo conhecimento para atuação na instituição, tanto na prevenção, como no tratamento dos problemas de aprendizagem; formar o profissional numa abordagem psicopedagógica-clínica, considerando o sujeito em seu processo de aprendizagem, no seu meio escolar, socio-cultural e familiar e contribuir com a construção de conhecimento na área da Psicopedagogia por meio da pesquisa.
O curso conta com módulos de diferentes modalidades pedagógicas: teóricas, teórico-práticas, oficinas, grupos de supervisão. Estas ações contribuem para que o curso ofereça disciplinas de fundamentação, de prática psicopedagógica e disciplina eletiva sobre problemas específicos do aprendizado escolar, propostas pelos professores para a opção dos alunos. A disciplina eletiva tem a intenção de manter o currículo sempre aberto à atualização e aprofundamento: arteterapia, dislexia, educação inclusiva, oficina de leitura e escrita e psicopedagogia hospitalar são alguns dos temas propostos nesses últimos anos. A sistematização do conhecimento científico ocorre na forma de monografia, para a qual o aluno opta por um orientador entre os professores do curso.
A formação pessoal dos futuros psicopedagogos ocorre por meio de situações onde as relações intra-interpessoais são tratadas. A PUC-SP mantém grupos reduzidos de alunos (máximo de 10) no momento da monografia e do estágio supervisionado, o que tem possibilitado a inserção qualitativa desses profissionais na realidade.
Dirigido a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores com licenciatura plena o curso tem início em 1 de Março e aulas sempre as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30, no Campus Barueri, que fica na Av. Sebastião Davino dos Reis, 786 - Barueri – São Paulo.
Inscrição para seleção até 30 de janeiro.
Este curso também será oferecido no campus Perdizes.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br
Assessoria de Imprensa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
CURSO DE PÓS -GRADUAÇÃO EM NEUROPEDAGOGIA
| ||

Assinar:
Postagens (Atom)