terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Faculdade de Medicina do ABC aperfeiçoamento em ''Dislexia e TDAH'.

Faculdade de Medicina do ABC






Instituição de ensino que motivou a origem da FUABC em 1967, a Faculdade de Medicina do ABC foi oficializada um ano depois, em 1968, e iniciou atividades em Santo André em 1969.

É considerada hoje uma das melhores escolas médicas e de ciências da saúde do País. Exemplo disso são as seguidas notas 4 obtidas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), culminando em 2007 como a mais bem avaliada no Estado de São Paulo.


Objetivo é auxiliar profissionais de saúde e educação no trabalho com jovens com dificuldades escolares O Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC(NEA-FMABC) está com inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento emDislexia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), cujafinalidade é capacitar profissionais de saúde e de educação ao trabalho deavaliação e intervenção junto a crianças e adolescentes com dificuldadesescolares. Única na região do ABC Paulista, a modalidade de ensino tem duraçãoaproximada de 1 ano com total de 180 horas/aula – sempre às terças-feiras,das 19h às 23h. 

Entre os temas abordados no curso estão “Avaliação Neurológica”, “Aspectos clínicos da dislexia e classificação dos distúrbiosde aprendizagem”, “Epilepsia e sono”, “Avaliação psicopedagógica da dislexiae do TDAH”, “Atuação nos erros de escrita”, “Inibição cognitiva” e “Jogos deregras como instrumento de intervenção das dificuldades escolares”, entreoutros. A primeira turma do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Dislexia eTDHA teve início em 2008 com 104 inscritos – um recorde na instituição paracursos de aperfeiçoamento.

As vagas são limitadas e o início das aulas estáprevisto para fevereiro de 2011. Interessados podem obter mais informações efazer inscrições na Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina doABC: Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André (SP). Telefones: (11)4993-5426 / 4993-5496.

Dislexia e TDAH: Segundo a Federação Internacional de Neurologia, odistúrbio específico de leitura ou dislexia do desenvolvimento é definidocomo um distúrbio neurológico, de origem congênita, que acomete crianças compotencial intelectual normal e sem déficits sensoriais, com supostainstrução escolar adequada. “Trata-se de distúrbio que comprometepermanentemente o processo de leitura e escrita, ocasionando desempenhoabaixo do esperado para a idade e escolaridade”, explica o coordenador doNEA e do Ambulatório de Dificuldades Escolares da FMABC, Dr. RubensWajnsztejn. Já o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema desaúde mental que tem duas características básicas: desatenção e agitação(hiperatividade / impulsividade).

O transtorno causa impacto significativona vida das crianças e adolescentes, assim como nas famílias e demaispessoas do convívio diário. Pode levar a dificuldades de relacionamentofamiliar e social e ao baixo desempenho escolar.

Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento Comunicação Fundação do ABC(11) 2666-5431 / 8163-5265 
www.fuabc.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário