terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PUC-SP abre inscrições para curso de psicopegadogia .







no campus Barueri




A Psicopedagogia é uma área de conhecimento transdisciplinar que tem em sua origem a Pedagogia e a Psicologia. Aborda as relações entre o sujeito com o conhecimento na sua construção e reconstrução. As áreas abrangidas neste curso correspondem à Pedagogia e à Psicologia com referência ao processo de aprendizagem – seus estilos, suas modalidades – tendo  como foco crianças, adolescentes e adultos. Prevê-se que a intervenção psicopedagógica possa ocorrer em instituições escolares e em outras instituições, tendo como objetivo geral formar o profissional para  atuar na intervenção psicopedagógica nessas instituições.

O curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), apresenta os seguintes objetivos específicos: formar o profissional para o trabalho de intervenção  psicopedagógico no processo de aprendizagem, oferecendo conhecimento para atuação na instituição, tanto na prevenção, como no tratamento dos problemas de aprendizagem; formar o profissional numa abordagem psicopedagógica-clínica, considerando o sujeito em seu processo de aprendizagem, no seu meio escolar, socio-cultural e familiar e contribuir com a construção de conhecimento na área da Psicopedagogia por meio da pesquisa.

O curso conta com módulos de diferentes modalidades pedagógicas: teóricas, teórico-práticas, oficinas, grupos de supervisão. Estas ações contribuem para que o curso ofereça disciplinas de fundamentação, de prática psicopedagógica e disciplina eletiva sobre problemas específicos do aprendizado escolar, propostas pelos professores para a opção dos alunos. A disciplina eletiva tem a intenção de manter o currículo sempre aberto à atualização e aprofundamento: arteterapia, dislexia, educação inclusiva, oficina de leitura e escrita e psicopedagogia hospitalar são alguns dos temas propostos nesses últimos anos. A sistematização do conhecimento científico ocorre na forma de monografia, para a qual o aluno opta por um orientador entre os professores do curso.

A formação pessoal dos futuros psicopedagogos ocorre por meio de situações onde as relações intra-interpessoais são tratadas. A PUC-SP mantém grupos reduzidos de alunos (máximo de 10) no momento da monografia e do estágio supervisionado, o que tem possibilitado a inserção qualitativa desses profissionais na realidade.

Dirigido a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores com licenciatura plena o curso tem início em 1 de Março e aulas sempre as terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30, no Campus Barueri, que fica na Av. Sebastião Davino dos Reis, 786 - Barueri – São Paulo.

Inscrição para seleção até 30 de janeiro.

Este curso também será oferecido no campus Perdizes.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Assessoria de Imprensa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário