quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A grafoterapia é a terapia através da escrita


Consciencioterapia pela escrita



A grafoterapia é a terapia através da escrita e também o tratamento dos distúrbios da escrita. A importância da grafologia está baseada no princípio que: quem comanda a mão é o cérebro e o estudo da escrita revela as características e os traços da personalidade e do caráter de uma pessoa com base na em seus símbolos gráficos, ou seja, em sua escrita,é uma ciência que analisa, estuda e interpreta o caráter e os temperamentos das pessoas, com o objetivo de determinar as suas qualidades, potenciais e desenvolver ou reorganizar seus pontos "falhos”. Esta ciência não é reconhecida apenas no Brasil.


Com relação aos problemas de aprendizagem, o que pode ser diagnosticado através da grafologia,e como pode ser a aborgagem grafoterapeutica:


Os problemas causados pelo fracasso na aprendizagem, (vide Alícia Fernandez)

As dislexias periféricas e centrais.

Os transtornos causados pelos erros adquiridos durante a fase de alfabetização

Os problemas dos canhotos que foram obrigados a escrever com a mão direita

O comprometimento da auto-estima e os complexos de inferioridade, Édipo, Sexuais, de Fuga, de Culpa, Narcisismo, Mitomania etc

Psicoses: distúrbios do humor, esquizofrenia, Paranóia etc.

Neuroses: obsessiva, fóbica, de conversão-histeria, angústia.


GRAFOLOGIA

Na França, por exemplo, a grafologia faz parte da formação do psicólogo e do psicopedagogo. São três anos de estudo! No Brasil,são pouquíssimos os psicólogos, psicopedagogos,talvez por desconhecimento do que seja a Grafologia.
Que é uma ciência que analisa, estuda e interpreta o caráter e os temperamentos das pessoas, com o objetivo de determinar as suas qualidades, potenciais e desenvolver ou reorganizar seus pontos "falhos”.

GRAFOTERAPIA

É um método de ginástica psico-motora, que permite, mediante a percepção, conscientização sugestiva, transmissão e armazenamento no cérebro de novos estímulos, assim como mudar alguns modos de reação habitual inadaptada, geralmente produtores de transtornos no comportamento.
O tratamento que consiste em exercícios escritos, metodicamente dirigidos, tem alcançado resultados surpreendentes.

O avanço da Grafoterapia e da Grafologia, nos últimos anos e a sua entrada nas grandes universidades americanas e européias, principalmente na Alemanha e na Espanha, colocou este tipo de estudo na primeira linha de interesse.

A Sociedade Internacional de Grafologia, na França e Estados Unidos , têm como finalidade a correção dos defeitos do caráter e a reabilitação dos pacientes, já completou cem anos e foi declarada de utilidade pública para o governo francês

A grafoterapia pode ser aconselhada nos seguintes casos:

Correção da auto - imagem negativa ou do fracasso

Correção de estados de angústia, depressão ou ansiedade

Correção dos defeitos de atenção e memória

Correção da vontade (instável, indecisa...)

Correção de certos defeitos de conduta moral

Correção de tendências hipocondríacas




A grafoterapia é uma técnica terapêutica natural e integral, que basicamente se trata fazendo uma reeducação da escrita, deve ser conduzida e orientada por um profissional especializado, médico, psicólogo, psicopedagogo, etc.O mais importante é frisar que o paciente deve ter o acompanhamento de um profissional especializado, qualquer pessoa que vá utilizar esta técnica precisa ter uma vasta gama de conhecimentos, inclusive de grafologia.

A eficácia da Grafoterapia foi testada clinicamente na Universidade de Sorbonne entre os anos de 1929 e 1931 por Charles Henry e Pierre Janet, este foi professor de Psicologia no Colégio da França. O Professor Henry foi Diretor do Laboratório de Sensações de Sorbonne. O Dr. Camile Strelestski apresentou na Sociedade de Medicina em Paris, em 1926, um estudo das relações existentes entre as alterações das glândulas endrócrinas e as modificações ocorridas simultaneamente na escrita.

É um método que não tem contra-indicação e seus resultados podem ser totalmente demonstrados. Qualquer pessoa pode fazer o tratamento, desde crianças a partir de 7 anos, adolescentes, jovens e adultos sem limite de idade. A pessoa gasta no máximo 20 a 30 minutos diários e a duração do tratamento depende de cada caso. Crianças e adolescentes que utilizam o computador em demasia e não treinam a arte de escrever são os que têm a tendência a apresentar os famosos sinais de alarme na escrita e precisam se reeducar.


"A escrita é um patrimônio cultural, e como tal, passa pelo plano coletivo quando atinge a função social de comunicação, e pelo plano individual, sendo única em cada pessoa, pois não existem no mundo duas escritas iguais, mas sim podem trazer aspectos de personalidade semelhantes. Esta ligação entre Grafologia e Psicanálise possibilita ao leitor a familiarização da dimensão histórica, teórica e técnica dos aspectos gráficos e dos gêneros da escrita, além da identificação dos conceitos utilizados por Freud, Jung e dissidentes". (Carla Froner)



Autora:Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.


FONTES DE PESQUISA:
http://www.psicopedagogia.com.br;
http://www.sobraph.com.br/grafologia.php;
http://www.opet.com.br/comum/paginas/arquivos/artigos/Grafologia%20-%20ARTIGO.pdfhttp://www.cienciadaescrita.com/index-2.html

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