segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quem é o ser o ser cognoscente?

COGNOSCENTE:

É aquele que aprende. Mas aquele que aprende não é apenas- o aluno que sai de casa como o seu material e uniforme com dever de casa pronto e vai para a escola para adquirir novos conhecimentos. O ser que aprende é o todo e não apenas o cognitivo e é aí que a psicopedagogia conseguiu desatar o nó que havia no momento em que o processo de aprendizagem não se dava da forma desejada ou esperada.

Este ser é formado por 3 dimensões :


Dimensão Relacional

O ser cognoscente aprende na interação com o meio e com os outros construindo sua identidade para alcançar o conhecimento e a autonomia.

Sendo um ser contextualizado e determinado por suas condições biológicas ele interage de maneira particular, estabelecendo vínculos. Essas relações vinculares positivas ou negativas são marcadas por relações anteriores e representativas e por isso mesmo podem ser resgatadas.



Dimensão Cognitiva

A área cognitiva se refere a construção do conhecimento. Aqui nos basearemos nos estudos de Piaget. o ser constrói o seu conhecimento através de etapas que se tomam mais complexas e cada etapa posterior conterá dentro dela as anteriores. Para isso é preciso haver a interação do sujeito com o objeto pois é ai que se dá o conhecimento. Através da assimilação e posterior acomodação onde haverá então a transformação do ser, pois para Piaget a inteligência se dá na capacidade de adaptação.



Dimensão Afetiva

Todo evento psíquico é determinado por aqueles que o precederam, os acontecimentos na vida mental do sujeito podem ser furtuitivos ou não relacionadas com os que procederam, sugerindo serem apenas na aparência. Cada um destes eventos tem um significado e um significante.

O sujeito não tem autonomia de suas próprias pensamentos, o inconsciente e a própria essência da sua vida mental, sendo instituindo por moções do desejo, regido pelos princípios da realidade e do prazer.

A dimensão afetiva se articula às demais dimensões numa totalidade dinâmica gerando uma ação que organiza e modifica o meio, que termina na construção do conhecimento e do próprio sujeito cognoscente.

O nosso objeto de estudo é este ser que possui estas 3 dimensões e que por isto está sujeito a mudanças de comportamento que não eram entendidas quando apenas se concentrava-se na dimensão cognitiva ou afetiva, poucas vezes a relacional então era considerada.

É preciso estar atendo ao processo dinâmico que há na construção do conhecimento deste ser uma vez que ele influência o meio e por ele é influenciado. É muito importante lembrar que é no desequilíbrio que se faz possível a construção do conhecimento e por isso é importante estar sempre desafiando este ser para que ele possa dar um passo a frente e se sentir motivado para satisfazer a ansiedade que a falta de conhecimento nos traz, tornando­o confiante e seguro.

Uma vez que se considera as 3 dimensões do ser é bom lembrar que a atividade criadora é uma característica importante para ele, pois ele construirá este conhecimento de uma forma onde estarão organizados os seguintes passos: perceber, discriminar, organizar, conceber, conceituar e enunciar. Temos que lembrar que este processo acontece de uma forma integrada. O que importa é que a ação sempre segue este processo o que muda é a qualidade uma vez que esta está diretamente ligada às fases de Piaget. Portanto, a qualidade do resultado deste processo será definida pela fase em que o ser cognoscente se encontra.



POSTADO POR: ELIZANEURO.

Um comentário:

  1. Como devo referenciar seguindo a norma da ABNT? Achei muito interessante este etxto e como estou pesquisando para desenvolver uma pesquisa cientifica sobre a atuação do psicopedagogo, gostaria de cita-la.
    Obrigada.

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