terça-feira, 24 de novembro de 2009

Falso coma leva homem a passar 23 anos de cama



O homem foi diagnosticado em estado de coma, porém estava consciente.


23/11/09
Atualizado em 23/11/09
 
Na Bélgica, médicos diagnosticaram erroneamente um paciente de 23 anos, fazendo com que ele passasse 23 anos de cama.




Rom Houben tinha 23 anos quando sofreu um acidente de carro, que o deixou completamente paralisado. O paciente foi submetido a exames baseados em respostas motoras, verbais e oculares, para diagnosticar o coma.



Apesar de ter sido diagnosticado como paciente em coma, ele ouvia e via tudo que acontecia, porém não conseguia se comunicar com ninguém.



O funcionamento normal do cérebro foi descoberto apenas com um aparelho de última geração, que mostrava um funcionamento normal do órgão.



Após a descoberta, Houben foi submetido a sessões de fisioterapia, que o ajudaram a conseguir digitar mensagens pelo computador.



Com a ajuda de um aparelho especial colocado em sua cama, o paciente também consegue ler livros, mesmo deitado.



Steven Laureys, neurologista que liderou a equipe que descobriu a situação de Houben, publicou um estudo há dois meses alertando a população de que pacientes considerados em coma podem estar conscientes.



De acordo com Laureys, de 100 mil pacientes que entram em coma anualmente, estima-se que de 3 a 5 mil deles se mantêm em coma intermediário, entre o coma verdadeiro e a total recuperação dos sentidos e movimentos.



Houben permanece internado em uma clínica, perto de Bruxelas. Segundo ele, todo este tempo tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas o escutarem. Para ele, frustração é uma palavra muito pequena para descrever o que ele sentia.



Houben disse que nunca irá se esquecer do dia em que descobriram seu verdadeiro problema. “Foi meu segundo nascimento”.

Terra
Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/sistema-nervoso/313223112009-falso-coma-leva-homem-passar-23-anos-cama

Nenhum comentário:

Postar um comentário