sábado, 21 de novembro de 2009

Jornal da Madeira : Resolver “Mal-Entendidos” no desenvolvimento atípico de uma criança

Neurologista Nuno Lobo Antunes apresentou


Resolver “Mal-Entendidos”








O neurologista Nuno Lobo Antunes esteve ontem à noite no Fórum Fnac Madeira, onde apresentou o seu mais recente livro intitulado “Mal-Entendidos”. A obra, já com segunda edição, aborda diversos temas que envolvem o desenvolvimento atípico de uma criança, desde Hiperactividade à Síndrome de Aperger, da Dislexia às Perturbações do Sono, Défice Cognitivo, Doença Bipolar, entre outros.

Algumas crianças com algumas dessas patologias são, erradamente, alvo de adjectivações como: «perguiçosas ou esquisitas», aponta o especialista. Trata-se de perturbações do foro nervoso que, no entender do neurologista, podem ser «tratáveis».

Ainda de acordo com Nuno Lobo Antunes, «devem existir em Portugal cerca de 100.000 crianças com perturbações de desenvolvimento».

Daí que “Mal-Entendidos”, como escreve o autor na introdução da obra, «destina-se a essas crianças e a quem delas cuida: pais, professores, psicólogos ou médicos, que querem que todas as histórias tenham um final feliz, e não deixam o “espelho mágico” dizer a nenhuma criança que há alguém mais belo do que ela».

«Olhar com olhos de espanto, chamar filha a uma boneca, e replicar o milagre da criação dando-lhe voz. Para a compreender temos de voltar a pele do avesso, reduzir a dimensão do corpo na medida inversa em que cresce o sentimento. Cada criança é uma história por contar. Por vezes, o “Capuchinho Vermelho” perde-se no bosque e não há beijo que resgate a “Bela Adormecida”. Para muitas crianças a sua história pode não terminar bem, e não viverem felizes para sempre», refere.

A apresentação do livro na Fnac Madeira contou ainda com a presença de técnicos e especialistas da área, tais como Maria José Camacho, directora regional de Educação Especial e Reabilitação (na qualidade de moderadora), Catarina Gonçalves, do Programa Son-Rise pelo Autism Treatment Center e Sara Marques, que exerce funções no Centro de Desenvolvimento da Criança.









Odília Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário