quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Discalculia é ainda mais comum que dislexia.


Seu filho não gosta das aulas de matemática? Saiba que, se a dificuldade em lidar com números estiver associada a problemas como a falta de senso de direção, ele pode sofrer de um distúrbio chamado discalculia. E esse problema é mais comum do que a incapacidade de ler.


Um novo estudo elaborado em Cuba e divulgado em um congresso científico no Reino Unido neste final de semana avaliou 1500 crianças e constatou que de 3% a 6% delas sofriam da discalculia, contra 2,5% e 4,3% que apresentaram dislexia.

De acordo com Quezia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, há uma série de sintomas que caracterizam a discalculia – e não apenas a dificuldade em fazer contas. “Geralmente, a criança que apresenta o distúrbio não tem boa noção espacial, confunde os conceitos de direita e esquerda, não consegue montar quebra-cabeças e não gosta de jogos de mesa, como baralho”, diz. Ou seja, é necessário o diagnóstico de um psicopedagogo para que ele diferencie o transtorno da dificuldade em aprender matemática. Consultar um neuropediatra também é importante para que se afaste a possibilidade de doenças mais graves.

Hereditário, esse transtorno é identificado em crianças a partir de 7 anos de idade. Caso o problema seja diagnosticado, saiba que seu filho pode continuar freqüentando as aulas normalmente – mas sempre acompanhado de perto pelos especialistas. “A pessoa com discalculia terá problemas com raciocínio matemático a vida inteira. Mas com o tratamento adequado, ela poderá se desenvolver satisfatoriamente”, diz Quezia.



Por Simone Tinti
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI5550-15145,00.html

FONTE DE PESQUISA:http://tutoresbaraogeraldo.wordpress.com/2009/05/09/discalculia-e-ainda-mais-comum-que-dislexia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário