segunda-feira, 11 de julho de 2011

Com mudanças no ensino, crianças têm contato com as letras mais cedo


Angela ficou desconfiada ao saber que o filho sairia alfabetizado do 1º ano


A partir deste ano, todas as crianças matriculadas no 1º ano vão começar a descobrir as letras em sala de aula, mas só irão completar o ciclo de alfabetização no ano seguinte.

Em 2010, terminou o prazo para que as escolas brasileiras se adaptassem às mudanças do Ensino Fundamental de nove anos.

O nono ano já vinha sendo implantado desde 2007 – em 2006, uma mudança na lei aumentou a duração do Ensino Fundamental. O 1º ano acumulará funções do que antes era chamado de pré-escola, acrescentando os primeiros passos do processo de alfabetização, como a correlação entre a palavra escrita e os sons das letras.

- O que existe é uma mudança pedagógica, principalmente nos anos iniciais. O projeto é que para 2011 os três primeiros anos sejam uma unidade de alfabetização em vez de um ou dois anos. Há uma diretriz básica, mas cada escola terá autonomia para desenvolver um projeto adequado à realidade da comunidade que atende – explica o presidente em exercício do Conselho Estadual da Educação, Domingos Buffon.

A iniciativa é vista por especialistas como mais uma medida para combater a baixa qualidade do ensino brasileiro. A professora da faculdade de Educação da UFRGS Tania Marques acredita que, se os projetos respeitarem as características do pensamento e do desenvolvimento afetivo de cada faixa etária, a alteração será positiva.

- A ampliação se baseia na ideia de que a alfabetização é um ciclo mais longo, e não apenas um ano. A ideia é proporcionar o contato antecipado com a palavra escrita sem que haja a necessidade de completar todo o processo.

As escolas precisaram alterar metodologias de trabalho em virtude das exigências específicas de uma criança com seis anos. A assessora pedagógica e de legislação educacional do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS ), Naime Pigatto, ressalta que deve haver um cuidado não apenas com o 1º ano, mas também com os demais anos.

Mozart Neves, integrante do Conselho Nacional de Educação e conselheiro-executivo do movimento Todos pela Educação, afirma que é difícil prever se a medida está tendo impacto:

- Não existe um indicador nacional que meça a primeira etapa da alfabetização. Uma prova nacional para medir esta primeira etapa poderia verificar se as mudanças são válidas.

Mateus terminou o 1º ano lendo gibis

Quando ouviu a professora falar na reunião de pais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ibirubá que o filho sairia alfabetizado do 1º ano, Angela Medeiros Schneider, 36 anos, ficou desconfiada. Afinal, o menino sequer tinha cursado o pré e já estava entrando no novo sistema de ensino.

Agora, com Mateus Medeiros, oito anos, a caminho do 3º ano, o receio se mostrou infundado.

- Admito que estava receosa, mas ao longo do tempo ele foi se desenvolvendo conforme as atividades eram pedidas. Quando o ano acabou, ele estava lendo gibis.

Angela conta que no 2º ano o filho aprofundou os conhecimentos em interpretação de texto e redação, aperfeiçoando os conhecimentos do ano anterior.

Tire suas dúvidas


Qual é a idade com que uma criança pode entrar na primeira série?

Para ingressar no 1º dos nove anos, a criança deverá ter seis anos completos até 31 de março de 2011. Após, havendo vagas, poderão ser matriculadas as crianças que farão seis anos durante o ano, desde que tenham feito, comprovadamente, dois anos de pré-escola, de acordo com o parecer 698/2010 e a portaria 146/2010 do Conselho de Educação. Os municípios têm autonomia para definir a data de corte.

Existe um perfil pedagógico diferente do novo 1º ano para o antigo?

Sim, a antiga 1ª série aos sete anos de idade tinha como objetivo alfabetizar e, caso a criança não conseguisse, seria reprovada. Na nova proposta dos nove anos, no 1º ano, além de iniciar o processo de alfabetização, não há reprovação, e a passagem do 1º ao 2º ano é automática.

Houve uma melhora na alfabetização com o novo sistema?

Sim, pois esse novo sistema contempla o atendimento aos alunos oportunizando a qualidade da educação daqueles que não tiveram oportunidade de educação infantil anterior.
Todas as escolas do Estado oferecem os nove anos?

Todas estão autorizadas para isto, mas como o sistema se iniciou em 2007, estamos na implantação do 5º ano paralelo à 5ª série. Como as escolas iniciaram o processo de implantação em 2007, todas estão na mesma situação e recebem o mesmo acompanhamento pedagógico, por meio das coordenadorias e da Secretaria de Educação.
Os alunos matriculados no antigo Ensino Fundamental terão direito a cursar nove anos?

Não. Quem iniciou o Ensino Fundamental com oito anos de duração deve completá-lo nesse prazo.

O conteúdo do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos é o conteúdo trabalhado na antiga 1ª série?


Não, pois não se trata de realizar um “arranjo” dos conteúdos da 1ª série do Ensino Fundamental de oito anos. É necessário elaborar uma nova proposta pedagógica e curricular.

As crianças de seis anos que sabem ler e escrever podem ser matriculadas diretamente no segundo ano?


Não. A ampliação no período do Ensino Fundamental tem como objetivo qualificar o processo de aprendizagem, não antecipar sua conclusão.
Fonte: Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação e Conselho Estadual de Educação
Participe
Você quer saber mais sobre o ensino de nove anos? Hoje à tarde, a professora Tania Marques tira dúvidas e debate o tema com a editora de educação Angela Ravazzolo. O vídeo estará no ar em zerohora.com




Notícias

Por Redação zh.com
16 de fevereiro de 2011
06h Tags: crianças, ensino, estudantes

FONTE DE PESQUISA: http://wp.clicrbs.com.br/voltaasaulas/2011/02/16/com-mudancas-no-ensino-criancas-tem-contato-com-as-letras-mais-cedo/?topo=13,1,1,,,13

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