terça-feira, 26 de julho de 2011

Progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa


Transtornos de aprendizagem


Progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa

Fernando C. Capovilla
Formato: 21X28


ISBN: 9788579540158

Edição: 2 Ano: 2011

N. Pag.: 391

Capa: BROCHURA
 
Este livro multidisciplinar apresenta progressos recentes em modelos teóricos, bem como em recursos para avaliação e intervenção preventiva e remediativa de transtornos de aprendizagem em quadros como dislexia do desenvolvimento, distúrbio de processamento auditivo central, disgrafia, discalculia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos do desenvolvimento, transtorno de ansiedade, deficiência auditiva e surdez congênita.


Aborda desde questões de prevalência e etiologia dos quadros, passando por modelos teóricos para sua explicação e compreensão, e estratégias de avaliação clínica e neuropsicológica e psicométrica, até chegar a estratégias de intervenção visando à prevenção e ao tratamento para reabilitação. A ênfase repousa na análise dos mecanismos por meio dos quais os diversos problemas de natureza neuropsicológica (neurossensorial, neuromotora, neurolinguística) e neuropsiquiátrica afetam o desenvolvimento linguístico, cognitivo, afetivo e social e, em especia, o desenvolvimento da aprendizagem escolar, com atenção concentrada na aprendizagem do ler, do escrever, e do contar.

Sumário:

Apresentação

Fernando C. Capovilla

1 - Paradigma neuropsicolinguístico: Refundação conceitual e metodológica na alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, cegos, surdos e surdocegos

Fernando C. Capovilla

2 - Neuromodulação e movimentos oculares na leitura de palavras: Estimulação transcraniana por corrente contínua

Alexandre Tadeu Faé Rosa, Paulo Sérgio Boggio, Daniel Sá Roriz Fonteles, Elizeu Coutinho de Macedo

3 - Avaliando a ASPA (Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo): Normalização e efeito de inteligência não verbal sobre localização de fonte sonora e memória sequencial de sonos verbais e não verbais

Fernando C. Capovilla, Luciana F. M. Salido
4 - Avaliando a BTTPA (Bateria de Teste para Triagem do Processamento Auditivo): Normatização e efeito de inteligência não verbal sobre localização de fonte sonora e memória sequencial de sons verbais e não verbais

Fernando C. Capovilla, Luciana F. M. Salido

5 - Processamento auditivo: treino auditivo formal

Karin Ziliotto Dias, Maria Lucy Fraga Tedesco

6 - Avaliando o PHF (Perfil de Habilidades Fonológicas): Efeitos de série escolar e inteligência não verbal e indícios da importância do processamento visêmico

Fernando C. Capovilla, Luciana F. M. Salido

7 - Perfil da escrita da criança com dislexia

Renata Mousinho, Jane Correa, Fernanda Mesquita
8 - Perfil neuropsicológico da criança com dislexia

Maria de Lourdes Merighi Tabaquim

9 - Associações entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem na escrita em crianças

Daniel Barthomeu, Felipe Fernandes de Lima, Andréia Arruda Guidetti, José Maria Montiel, Afonso A. Machado

10 - Estilos parentais e dificuldades de aprendizagem na escrita: análise de suas correlações

Andréia Arruda Guidetti, Felipe Fernandes de Lima, Daniel Barthomeu, José Maria Montiel, Afonso A. Machado

11 - Disgrafia na infância: aspectos psicomotores

Sônia das Dores Rodrigues, Sylvia Maria Ciasca

12 - A aprendizagem da escrita na criança com disgrafia: Aspectos interventivos

Cíntia Alves Salgado, Sylvia Maria Ciasca

13 - Avaliação de linguagem em pessoas com síndrome de Down: Uso de testes tradicionais e computadorizados

Cíntia Perez Duarte, Elizeu Coutinho de Macedo

14 - Discalculia do desenvolvimento: Identificação e intervenção

Flávia Heloísa dos Santos, Fabiana S. Ribeiro, Rosana Satiko Kikuchi, Paulo Adilson da Silva

15 - Ansiedade à matemática: Identificação, descrição operacional e estratégias de reversão

João dos Santos Carmo

16 - Habilidades sociais na infância e adolescência

Camila Tarif Ferreira Folquitto, Camila Luisi Rodrigues

17 - Indicadores precoces de psicose e sua relação com o processo de aprendizagem

Bruno Sini Scarpato, Arthur A. Berberian

18 - Neuropsicólogo no transtorno de ansiedade na infância e adolescência

Camila Luisi Rodrigues

19 - Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: Uma revisão conceitual à luz da análise do comportamento

Renata Limongi França Coelho Silva, André Vasconcelos da Silva, Gleiber Couto

20 - A fonoaudiologia e o TDAH

Fernanda Freitas Malerbi

21 - Contribuições da psicologia evolucionista para compreender as necessidades de intervenção no desenvolvimento de crianças autistas

Ana Carolina Wolff Mota, Roberto Moraes Cruz, Mauro Luís Vieira

22 - Avaliação da atenção seletiva e alternada em indivíduos autistas

Lilia Maíse de Jorge, Acácia Aparecida Angeli dos Santos

23 - Habilidades semântico-pragmáticas no autismo de alto desempenho

Renata Mousinho

24 - Estabelecimento de pontos de corte pela Teoria da Resposta do Item (TRI) para uma prova equalizada com o ENADE

Daniel Bartholomeu, Marjorie Cristina Rocha da Silva, Sanyo Drummond Pires, Ricardo Time

25 - Teoria de resposta ao item: equalização da prova de administração do ENADE

Marjorie Cristina Rocha da Silva, Daniel Bartholomeu, Sanyo Drummond Pires, Ricardo Time

26 - Caracterização do perfil de leitura de escolares com dislexia

Simone Aparecida Capelense, Monique Herrera Cardoso, Regiane Kobal de Oliveira A. Cardoso

27 - Desempenho de escolares de ensino público e particular na adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura (PROLEC)

Simone Aparecida Capellini, Adriana Marques de Oliveira

28 - Disgrafia e sua relação com o processo de aprendizagem e aspectos psicomotores

Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, Thaís dos Santos Gonçalves, Érika Ferraz

29 - Habilidades numéricas elementares: Ensinando de modo mais eficiente

Paulo Sérgio Teixeira do Prado

30 - Avaliação neuropsicológica cognitiva da leitura: Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras

Alessandra Gotuzo Seabra, Natália Martins Dias, Rodolfo Hipólito

31 - Dificuldades de aprendizagem e funções executivas

Natália Martins Dias, Bruna Tonietti Trevisan, Amanda Menezes, Silvia Godoy, Alessandra Gotuzo Seabra

32 - Como calcular o grau de dificuldade na escrita sob ditado das palavras ouvidas: Tabelas de decodificabilidade fonografêmica e visibilidade orofacial dos fonemas do Português brasileiro

Fernando César Capovilla, Andrea Jacote, Cibele Cecconi Sousa-Sousa, Luiz E. Graton-Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário