segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Processamento Auditivo Central (PAC).



O Processamento Auditivo Central (PAC) é um sistema cujos processos estão relacionados com a detecção, análise e interpretação dos sons. Assim, quando ouvimos um determinado som ou mensagem, uma série de processamentos ocorrem no nosso cérebro - mais precisamente no sistema auditivo periférico e no sistema nervoso auditivo central - possibilitando a análise e interpretação desse mesmo som.


Deste modo, a Perturbação do Processamento Auditivo (PPA), ou Auditory Processing Disorder (APD), é uma alteração no funcionamento do processamento auditivo que cria uma falha e impede a capacidade de analisar e interpretar os sons. Ou seja, a criança não consegue atribuir significado àquilo que ouve, mesmo que apresente uma audição normal.

Esta disfunção normalmente desenvolve-se nos primeiros anos de vida (até aos 13 anos) e, para uma criança com PPA o mundo é um local de ruídos desordenados, no qual é quase impossível descodificar e filtrar os sons, impedindo-a de usar plenamente as suas competências auditivas.

Os EUA foram os primeiros a investigar a perturbação do processamento auditivo, na década de 50-60, tendo o Brasil começado a estudar o tema nos anos 80. Na Europa, países como Espanha, França, Itália e Inglaterra também já se dedicam à discussão e avaliação da PPA.

Portugal começa agora a abraçar o tema e promete trazer a público algumas discussões para alertar e sensibilizar a população e profissionais, sobre um assunto que ainda é pouco conhecido no país.

Um comentário:

  1. Para mais informações consulte e siga o blog Processamento Auditivo Portugal: http://processamentoauditivoportugal.blogspot.com/

    ResponderExcluir