segunda-feira, 2 de maio de 2011

A criança canhota

A criança canhota

Uma criança canhota é tanto ou mais inteligente que as outras. Importa ajudá-la a adaptar-se a um mundo de objectos construído para os dextros.


Quando alguém está infeliz afirmamos que “acordou com o pé esquerdo”. Certo é que os canhotos nunca tiveram a vida facilitada, já que o mundo está concebido para a maioria, que é dextra.

As maçanetas das portas estão do lado contrário, para usar uma tesoura é necessário apoiar o dedo polegar da mão direita, as facas, os abre-latas, os ratos do computador, instrumentos musicais… tudo está adequado a uma realidade dextra.

Na escola é difícil usar a secretária porque no caso de ter um colega mesmo ali ao lado, vão haver alturas em que dificilmente conseguem escrever, ou desenhar os dois ao mesmo tempo e poucos são os colégios que pensam neste pormenor.


O canhoto na escola


Há uns anos, as crianças eram obrigadas a usar a mão direita e para isso, tanto pais como professores, socorriam-se das mais variadas estratégias. Chegavam a amarrar-lhes a mão esquerda, batiam e davam castigos de forma a desmotivar o seu uso. Acreditava-se que deste modo se poderia combater eficazmente a tendência, como se tudo não passasse de puro e simples capricho infantil.

Pouco a pouco, foi-se mudando um pouco as mentalidades e, hoje sabe-se que um “canhoto contrariado” pode resultar em quadros bastantes mais complexos, como é o caso da Dislexia. Assim, é completamente desaconselhado obrigar uma criança ao uso da mão direita, até porque não tem sentido algum.

Quanto muito o que os pais e educadores podem fazer, é cuidar que os problemas infantis relativos à dificuldade do uso dos objectos dos dextros possa ser minorada, ainda que se constate que os canhotos acabam por adaptar-se perfeitamente à realidade que os cerca já que desenvolvem competências que os colocam em pé de igualdade com os dextros.


Causas



Sabe-se agora que a criança quando nasce já tem a lateralidade definida. Para isso contribuíram as imagens obtidas através de ecografias 3D. No entanto, só quando se inicia o processo de escolarização começa a perceber-se se poderá vir a ser canhota, ainda que muitas vezes surjam indícios que baralham um pouco os pais e os professores.

Por exemplo, é comum que as primeiras letras sejam escritas em espelho (o E, F, B, ) , mas isso não quer dizer nada e só por volta dos 6-7 anos é que a lateralidade está completamente estabelecida.

Os cientistas ainda não conseguiram definir os factores que estão na base desta questão, mas apontam-se motivos de ordem genética, neurológica ou ligados à posição fetal. A nível cerebral tudo se manifesta pela predominância motora de um dos lados do cérebro, mas de uma forma cruzada. Assim, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo, já o hemisfério direito se ocupa do lado direito. Enquanto que o dextro utiliza mais o lado esquerdo do cérebro, o esquerdino tem o lado direito 11% maior que o esquerdo, portanto a dominação do lado esquerdo é muito mais forte, o que faz com que os canhotos possam também facilmente usar as duas mãos de um modo indiscriminado, ou seja, se tornem ambidextros.

É também sabido que há famílias com alta incidência de preferência pelo uso da mão esquerda, o que soma pontos a favor da teoria genética. As hipóteses de ter uma criança canhota é de 10% quando ambos os pais são dextros, sobe para 20% quando um dos progenitores é esquerdino e aumenta ainda mais (26%) quando são ambos canhotos.

Pode também ficar a dever-se a factores ligados ao posicionamento no útero durante a gravidez. Consta-se que muitas vezes um dos gémeos é canhoto. Além disso, as complicações no parto são também mais comuns entre canhotos, o que se encontra igualmente associado ao surgimento de outras patologias como o autismo, a epilepsia, a paralisia cerebral, sindroma de Down, de entre outros.


Falsos mitos



Como já vimos o canhoto foi muitos anos considerado diferente dos outros e, face ao desconhecimento dos factores que estavam na base dessa diferença as pessoas começaram a associá-la ao sobrenatural. Assim, praticamente todos os Continentes possuem falsas crenças acerca dos canhotos.

Os esquimós e os marroquinos acreditam que ser canhoto significa possuir capacidades de feitiçaria. Nos países islâmicos é proibido comer com a mão esquerda por a considerarem impura. No Irão, o castigo dado aos ladrões passa por lhe amputarem a mão canhota. Mesmo em países mais civilizados, a mão direita é sempre eleita como a preferida. Basta pensarmos, por exemplo, com que mão os católicos executam o sinal da cruz …



Texto da autoria de Drª Teresa Paula Marques


Psicóloga Clínica, especialista em Psicologia Infantil e do Adolescente

Para mais informações aceda ao site: www.teresapaulamarques.com

6 comentários:

  1. Adorei, tenho um bebe de 1 ano e ele nasceu de 34 semanas, e desde os primeiros movimentos percebe que ele era canhoto, e mesmo na barriga ele ficava mais do lado esquerdo. Tenho muitas duvidas de como lidar e ajuda-lo nessa empreitada.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, tenho uma filha de 10 anos que é canhota, porém noto que ela possui MUITA dificuldade com a mão direita (inclusive em movimentos simples como separar os dedos) já conversei diversas vezes com o pediatra dela que diz ser normal, mas é algo que começou a incomoda-la. Essa situação é mesmo comum? (As dificuldades se limitam a mão)

    ResponderExcluir
  3. Tenho um filho canhoto, um garoto muito inteligente, criativo, cheio de energias...até demais. Ele é portador de TDHA e Ansiedade, adora música , estou tendo problema pois a escola q coloquei ele pra tocar violão quer obrigá-lo a tocar com a mão direita, ele está muito nervoso com isso e não quer mais ir pras aulas, terei que trocar de escola. fico triste com isso, ainda hoje não se tem o devido respeito q acho que deveriam ter com os canhotos.

    ResponderExcluir
  4. Meu filho é canhoto. Aos 8 meses quando comecei dar papinha, colocava a colher na mão direita e ele automaticamente passava para a esquerda . Então eu passava para a direita novamente e ele trocava, enfim foram várias vezes assim até que parei de trocar pois vi que já era algo decidido para ele ser canhoto. Hoje já na escola ele não tem tido problemas por ser canhoto mas como mãe destra( pai também destro) tenho dificuldades de ajudar ele na escrita. Mas me esforço bastante para fazer parecer que é normal pra mim. O interessante é que a única coisa que ele faz com a mão direita é tocar violão. Não consigo entender o porquê.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,meu nome e Luciana e tenho um filho de 5 naos que e canhoto e tem um pouco de dificuldade para escrever o que devo fazer? como devo ensina lo?

    ResponderExcluir