segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sinais de alerta para a detecção da dislexia

Sinais de alerta para a detecção da dislexia

A dislexia é uma dificuldade específica na aquisição da linguagem. Ao contrário do que muitas vezes se pensa, não resulta de uma má alfabetização, de falta de atenção, de desmotivação ou de baixa inteligência. Trata-se, sim, de uma perturbação neurológica



Hoje em dia, há uma elevada tendência para classificar uma criança como disléxica sem que tenha havido um despiste adequado por parte de especialistas. Facilmente um professor ou um pai referem que uma criança é disléxica, apenas porque confunde algumas letras ou porque tem maus resultados escolares. Muitas vezes, estes sintomas escondem, não uma dislexia, mas sim questões emocionais de fundo, que acabam por se reflectir na aprendizagem porque a criança não tem disponibilidade para aprender. Provavelmente estará a viver preocupações e angústias que não lhe permitem dedicar-se ou estar motivada para a escola. Por tudo isto, o ideal é, perante a dúvida, procurar um especialista que possa fazer uma avaliação adequada e perceber o que de facto se passa com a criança.

Em relação à dislexia, depois de convenientemente diagnosticada, sabe-se que há características que quase sempre estão presentes. Assim, aquilo que os pais devem fazer, tal como em muitas outras situações, é sobretudo estarem atentos, pois se não houver um acompanhamento adequado, os sintomas persistirão e poderão resultar em prejuízos emocionais.

Deixamos algumas indicações que poderão ajudar os pais a perceber o que de facto é relevante e indicar a existência de uma dislexia ou de outra dificuldade específica. No entanto, salientamos que a presença de alguns destes sintomas não significam obrigatoriamente que haja dislexia.


Sintomas que não deve ignorar


Na idade pré-escolar, se a criança apresenta uma tendência para a dispersão, com pouca capacidade de estar atenta, em conjunto com um atraso ao nível da linguagem (que se manifesta, por exemplo, na dificuldade de aprender canções e rimas) e com dificuldades na coordenação motora, então é conveniente a procura de um especialista, que possa verificar a que se devem estes sintomas.

Na idade escolar as principais dificuldades com que os pais se podem preocupar são:

- Copiar textos e decorar matérias;

- Consultar dicionários, mapas, listas telefónicas;

- Lateralidade;

- Organização de memória (esquecimentos, atrasos, perda de material);

- Vocabulário (frases curtas e imaturas ou longas e confusas);

- Desenho geométrico;

- Escrita (troca de letras).

É comum que as crianças disléxicas expressem a sua frustração através de comportamentos inadequados dentro e fora da sala de aula. Portanto, é muito importante perceber a diferença entre a dislexia e a preguiça ou mau comportamento só por si.

Acompanhamento e compreensão precisam-se!

Se não houver um acompanhamento adequado nestas fases, na idade adulta, continuarão a estar presentes algumas dificuldades, nomeadamente ao nível da leitura e da escrita, da memória imediata, de lateralidade, de organização e, obviamente, aspectos afectivos e emocionais, como baixa auto-estima, depressão e ansiedade.

É também extremamente importante haver uma troca de informações entre a escola, a família e outros profissionais envolvidos. A criança disléxica é sobretudo uma criança que tem uma forma muito própria de pensar e de aprender, pelo que requer muita paciência por parte de todos os que interagem com ela e estão encarregados da sua educação.

A dislexia não é motivo de vergonha para a criança ou para a sua família. Não significa falta de inteligência e não conduz obrigatoriamente a insucesso escolar ou profissional. No entanto, é necessário um acompanhamento adequado e prolongado, sem o qual não poderá ser ultrapassada.

Facilmente um professor ou um pai referem que uma criança é disléxica, apenas porque confunde algumas letras ou porque tem maus resultados escolares

Se não houver um acompanhamento adequado, os sintomas persistirão e poderão resultar em prejuízos emocionais

É comum que as crianças disléxicas expressem a sua frustração através de comportamentos inadequados dentro e fora da sala de aula

A dislexia não é motivo de vergonha para a criança ou para a sua família. Não significa falta de inteligência e não conduz obrigatoriamente a insucesso escolar ou profissional



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