lIVROS

Cloze
Um instrumento de diagnóstico e intervenção
Acácia A. A. dos Santos / Evely Boruchovitch / Katya L. de Oliveira
A compreensão em leitura é uma habilidade importante tanto para o sucesso na escolarização formal como para o exercício pleno da cidadania. Este livro coloca em foco a técnica de Cloze como ferramenta que permite tanto o diagnóstico quanto a intervenção nas dificuldades associadas à leitura, possibilitando, assim, colaborar eficazmente com a melhoria das práticas pedagógicas.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Parte I
Capítulo 1 - Proficiência em leitura: um panorama da situação
Capítulo 2 - A técnica de cloze na avaliação da compreensão em leitura
Capítulo 3 - Pesquisas com o teste de cloze no Brasil
Capítulo 4 - Estudos com o sistema orientado de cloze para o ensino fundamental
Parte II
Capítulo 5 - Leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental
Capítulo 6 - Compreensão em leitura no ensino médio: análise de acertos por item
Capítulo 7 - O teste de cloze e o desenvolvimento perceptomotor no início da escolarização
Capítulo 8 - Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: um estudo correlacional
Capítulo 9 - A técnica de cloze e o jogo de regras: construindo relações e conhecimentos
Capítulo 10 - Desempenho em leitura e suas relações com o contexto familiar
Capítulo 11 - Eficiência de um curso de português no desenvolvimento da leitura e escrita

TCLPP - Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras
Caderno de aplicação
Alessandra Gotuzo Seabra / Fernando César Capovilla
O Caderno de Aplicação do TCLPP normatizado e validado para o Ensino Fundamental consiste de oito itens de treino e de 70 itens de teste, cada qual composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i. e., psudopalavra) ou semânticos (i. e., palavra associada à figura incompatível com ela).
O produto é composto de um kit com 05 cadernos de aplicação.
Caderno para ser usado na aplicação do Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras.

EAVAP-EF - Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental
Kit completo
Katya Luciane de Oliveira / Evely Boruchovitch / Acácia Aparecida Angeli dos Santos
A EAVAP-EF avalia as estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem relatadas e empregadas por alunos do ensino fundamental. Pode ser empregada no diagnóstico psicoeducacional de crianças do ensino fundamental ou de pessoas do mesmo nível de escolaridade que demonstram dificuldades para estudar e aprender. É de fácil manipulação por parte do aplicador e de fácil entendimento por parte dos avaliados.
Conteúdo:
01 Manual
01 Bloco de Folha de Resposta (c/ 25 fls)
01 Crivo de Correção

TDE - Teste de desempenho escolar
Kit completo
Lilian Milnitsky Stein
O Teste de Desempenho Escolar (TDE) foi desenvolvido a partir da moderna metodologia de construção de instrumentos, que emprega itens em escala. O TDE é um instrumento psicométrico que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura.Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando.
O TDE é composto por três subtestes:
1. Escrita: escrita de nome próprio e de palavras isoladas apresentadas sob a forma de ditado;
2. Aritmética: solução oral de problemas e cálculos de operações aritméticas por escrito;
3. Leitura: reconhecimento de palavras isoladas do contexto.
Faixa de Utilização: O teste foi concebido para a avaliação de escolares do 2º ao 6º ano do ensino fundamental, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas para a 8º e 9º anos. Cabe ressaltar que o processo de concepção do TDE está fundamentado em critérios elaborados a partir da realidade escolar brasileira, visando preencher a lacuna existente de instrumentos de medição psicopedagógicos validados e padronizados para o nosso país.
Conteúdo:
- 01 Manual para aplicação e interpretação
- 05 Cadernos de aplicação
- 01 Ficha do examinandor para o subteste de Leitura
- 01 Crivo para correção do subteste de Aritmética
- 01 Ficha do examinador para a aplicação do subteste de Escrita

Jogo de areia
Intervenção psicopedagógica à luz da teoria piagetiana...
Teresa Messeder Andion
O Sandplay é um método psicoterapêutico criado em 1954 por Dora Kalff, analista junguiana. O nome Sandplay foi traduzido para Jogo de Areia por terapeutas brasileiros da mesma linha teórica. O método criado por Kalff consta de duas caixas de areia: uma seca e uma molhada e uma variedade de objetos de miniaturas. As caixas possuem medidas padronizadas. Convida-se o paciente a brincar com as areias, a construir cenários e, neste momento, inicia-se a construção do pensamento.
Esta obra mostra a criação de um novo instrumento de intervenção psicopedagógica, uma construção de conhecimento que faz sentido, que traz significados para o paciente e para a prática do psicopedagogo.
A autora desenvolveu este trabalho de pesquisa com o objetivo de construir uma integração entre o método psicoterapêutico junguiano do Jogo de Areia e o método clínico piagetiano para trabalhar com crianças e adolescentes em atendimento psicopedagógico clínico. O sujeito constrói cenários em uma das caixas de areia molhada ou seca. Estas construções expressam a condição cognitiva e afetiva que o sujeito possui naquele momento e adquire a possibilidade de desenvolver o seu pensamento de forma lúdica, trabalhando, assim, as dificuldades de aprendizagem.
Sumário:
Apresentação
Prefácio
Capítulo 1 - Minha trajetória
Capítulo 2 - Sandplay: a busca histórica de um referencial
Capítulo 3 - O Instrumento Caixa de Areia
Capítulo 4 - A Psicopedagogia Psicopedagógico: Jogo de Areia
Capítulo 5 - O Jodo de Areia e a Fundamentação Teórica Piagetiana
Capítulo 6 - A Intervenção Psicopedagógica no Jodo de Areia
Considerações finais
Referências

Matemática em minutos
Atividades fáceis para crianças de 4 a 8 anos
Sharon MacDonald
Esta envolvente e animadora introdução aos primeiros conceitos matemáticos será infalível com crianças pequenas. Cada capítulo começa com atividades mais fáceis e avança para atividades mais difíceis. Muitas das atividades têm a sugestão “Aumente um nível” para crianças que gostam de desafios.
As atividades usam materiais simples de obter, disponíveis em qualquer sala de aula. Este livro também traz dicas e idéias que beneficiarão professores novos e experientes.
Sumário:
Capítulo 1. Ensinar matemática? Eu?
Capítulo 2. Senso numérico e numeração
Capítulo 3. Cálculo e estimativa
Capítulo 4. Medida, seriação, tempo e dinheiro
Capítulo 5. Geometria e senso espacial
Capítulo 6. Separação, classificação, construção de gráfico, análise de dados e probabilidade
Capítulo 7. Padrões e relações entre números
Capítulo 8. Resolução de problemas e raciocínio
Capítulo 9. Juntando tudo: uma unidade de estudo de pizza
Apêndic
FONTE DE PESQUISA:
https://clickbooks.websiteseguro.com/product_info.php?products_id=1795&osCsid=7lmhbrjl6u19icc2g0kiipq6b2

Cloze
Um instrumento de diagnóstico e intervenção
Acácia A. A. dos Santos / Evely Boruchovitch / Katya L. de Oliveira
A compreensão em leitura é uma habilidade importante tanto para o sucesso na escolarização formal como para o exercício pleno da cidadania. Este livro coloca em foco a técnica de Cloze como ferramenta que permite tanto o diagnóstico quanto a intervenção nas dificuldades associadas à leitura, possibilitando, assim, colaborar eficazmente com a melhoria das práticas pedagógicas.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Parte I
Capítulo 1 - Proficiência em leitura: um panorama da situação
Capítulo 2 - A técnica de cloze na avaliação da compreensão em leitura
Capítulo 3 - Pesquisas com o teste de cloze no Brasil
Capítulo 4 - Estudos com o sistema orientado de cloze para o ensino fundamental
Parte II
Capítulo 5 - Leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental
Capítulo 6 - Compreensão em leitura no ensino médio: análise de acertos por item
Capítulo 7 - O teste de cloze e o desenvolvimento perceptomotor no início da escolarização
Capítulo 8 - Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: um estudo correlacional
Capítulo 9 - A técnica de cloze e o jogo de regras: construindo relações e conhecimentos
Capítulo 10 - Desempenho em leitura e suas relações com o contexto familiar
Capítulo 11 - Eficiência de um curso de português no desenvolvimento da leitura e escrita

TCLPP - Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras
Caderno de aplicação
Alessandra Gotuzo Seabra / Fernando César Capovilla
O Caderno de Aplicação do TCLPP normatizado e validado para o Ensino Fundamental consiste de oito itens de treino e de 70 itens de teste, cada qual composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i. e., psudopalavra) ou semânticos (i. e., palavra associada à figura incompatível com ela).
O produto é composto de um kit com 05 cadernos de aplicação.
Caderno para ser usado na aplicação do Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras.

EAVAP-EF - Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental
Kit completo
Katya Luciane de Oliveira / Evely Boruchovitch / Acácia Aparecida Angeli dos Santos
A EAVAP-EF avalia as estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem relatadas e empregadas por alunos do ensino fundamental. Pode ser empregada no diagnóstico psicoeducacional de crianças do ensino fundamental ou de pessoas do mesmo nível de escolaridade que demonstram dificuldades para estudar e aprender. É de fácil manipulação por parte do aplicador e de fácil entendimento por parte dos avaliados.
Conteúdo:
01 Manual
01 Bloco de Folha de Resposta (c/ 25 fls)
01 Crivo de Correção

TDE - Teste de desempenho escolar
Kit completo
Lilian Milnitsky Stein
O Teste de Desempenho Escolar (TDE) foi desenvolvido a partir da moderna metodologia de construção de instrumentos, que emprega itens em escala. O TDE é um instrumento psicométrico que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura.Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando.
O TDE é composto por três subtestes:
1. Escrita: escrita de nome próprio e de palavras isoladas apresentadas sob a forma de ditado;
2. Aritmética: solução oral de problemas e cálculos de operações aritméticas por escrito;
3. Leitura: reconhecimento de palavras isoladas do contexto.
Faixa de Utilização: O teste foi concebido para a avaliação de escolares do 2º ao 6º ano do ensino fundamental, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas para a 8º e 9º anos. Cabe ressaltar que o processo de concepção do TDE está fundamentado em critérios elaborados a partir da realidade escolar brasileira, visando preencher a lacuna existente de instrumentos de medição psicopedagógicos validados e padronizados para o nosso país.
Conteúdo:
- 01 Manual para aplicação e interpretação
- 05 Cadernos de aplicação
- 01 Ficha do examinandor para o subteste de Leitura
- 01 Crivo para correção do subteste de Aritmética
- 01 Ficha do examinador para a aplicação do subteste de Escrita

Jogo de areia
Intervenção psicopedagógica à luz da teoria piagetiana...
Teresa Messeder Andion
O Sandplay é um método psicoterapêutico criado em 1954 por Dora Kalff, analista junguiana. O nome Sandplay foi traduzido para Jogo de Areia por terapeutas brasileiros da mesma linha teórica. O método criado por Kalff consta de duas caixas de areia: uma seca e uma molhada e uma variedade de objetos de miniaturas. As caixas possuem medidas padronizadas. Convida-se o paciente a brincar com as areias, a construir cenários e, neste momento, inicia-se a construção do pensamento.
Esta obra mostra a criação de um novo instrumento de intervenção psicopedagógica, uma construção de conhecimento que faz sentido, que traz significados para o paciente e para a prática do psicopedagogo.
A autora desenvolveu este trabalho de pesquisa com o objetivo de construir uma integração entre o método psicoterapêutico junguiano do Jogo de Areia e o método clínico piagetiano para trabalhar com crianças e adolescentes em atendimento psicopedagógico clínico. O sujeito constrói cenários em uma das caixas de areia molhada ou seca. Estas construções expressam a condição cognitiva e afetiva que o sujeito possui naquele momento e adquire a possibilidade de desenvolver o seu pensamento de forma lúdica, trabalhando, assim, as dificuldades de aprendizagem.
Sumário:
Apresentação
Prefácio
Capítulo 1 - Minha trajetória
Capítulo 2 - Sandplay: a busca histórica de um referencial
Capítulo 3 - O Instrumento Caixa de Areia
Capítulo 4 - A Psicopedagogia Psicopedagógico: Jogo de Areia
Capítulo 5 - O Jodo de Areia e a Fundamentação Teórica Piagetiana
Capítulo 6 - A Intervenção Psicopedagógica no Jodo de Areia
Considerações finais
Referências

Matemática em minutos
Atividades fáceis para crianças de 4 a 8 anos
Sharon MacDonald
Esta envolvente e animadora introdução aos primeiros conceitos matemáticos será infalível com crianças pequenas. Cada capítulo começa com atividades mais fáceis e avança para atividades mais difíceis. Muitas das atividades têm a sugestão “Aumente um nível” para crianças que gostam de desafios.
As atividades usam materiais simples de obter, disponíveis em qualquer sala de aula. Este livro também traz dicas e idéias que beneficiarão professores novos e experientes.
Sumário:
Capítulo 1. Ensinar matemática? Eu?
Capítulo 2. Senso numérico e numeração
Capítulo 3. Cálculo e estimativa
Capítulo 4. Medida, seriação, tempo e dinheiro
Capítulo 5. Geometria e senso espacial
Capítulo 6. Separação, classificação, construção de gráfico, análise de dados e probabilidade
Capítulo 7. Padrões e relações entre números
Capítulo 8. Resolução de problemas e raciocínio
Capítulo 9. Juntando tudo: uma unidade de estudo de pizza
Apêndic
FONTE DE PESQUISA:
https://clickbooks.websiteseguro.com/product_info.php?products_id=1795&osCsid=7lmhbrjl6u19icc2g0kiipq6b2
Nenhum comentário:
Postar um comentário