sábado, 28 de maio de 2011

Instrumento de diagnóstico e intervenção.

lIVROS


Cloze

Cloze

Um instrumento de diagnóstico e intervenção
Acácia A. A. dos Santos / Evely Boruchovitch / Katya L. de Oliveira
A compreensão em leitura é uma habilidade importante tanto para o sucesso na escolarização formal como para o exercício pleno da cidadania. Este livro coloca em foco a técnica de Cloze como ferramenta que permite tanto o diagnóstico quanto a intervenção nas dificuldades associadas à leitura, possibilitando, assim, colaborar eficazmente com a melhoria das práticas pedagógicas.

Sumário:
Prefácio
Apresentação

Parte I
Capítulo 1 - Proficiência em leitura: um panorama da situação
Capítulo 2 - A técnica de cloze na avaliação da compreensão em leitura
Capítulo 3 - Pesquisas com o teste de cloze no Brasil
Capítulo 4 - Estudos com o sistema orientado de cloze para o ensino fundamental

Parte II
Capítulo 5 - Leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental
Capítulo 6 - Compreensão em leitura no ensino médio: análise de acertos por item
Capítulo 7 - O teste de cloze e o desenvolvimento perceptomotor no início da escolarização
Capítulo 8 - Maturidade perceptomotora e compreensão em leitura: um estudo correlacional
Capítulo 9 - A técnica de cloze e o jogo de regras: construindo relações e conhecimentos
Capítulo 10 - Desempenho em leitura e suas relações com o contexto familiar
Capítulo 11 - Eficiência de um curso de português no desenvolvimento da leitura e escrita



TCLPP - Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras

TCLPP - Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras

Caderno de aplicação
Alessandra Gotuzo Seabra / Fernando César Capovilla
O Caderno de Aplicação do TCLPP normatizado e validado para o Ensino Fundamental consiste de oito itens de treino e de 70 itens de teste, cada qual composto de figura e palavra ou pseudopalavra associada. A tarefa é circundar as palavras corretas em termos ortográfico e semântico, e cruzar as palavras incorretas em termos ortográficos (i. e., psudopalavra) ou semânticos (i. e., palavra associada à figura incompatível com ela).


O produto é composto de um kit com 05 cadernos de aplicação.

Caderno para ser usado na aplicação do Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras.


EAVAP-EF - Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental

EAVAP-EF - Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental

Kit completo
Katya Luciane de Oliveira / Evely Boruchovitch / Acácia Aparecida Angeli dos Santos

A EAVAP-EF avalia as estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem relatadas e empregadas por alunos do ensino fundamental. Pode ser empregada no diagnóstico psicoeducacional de crianças do ensino fundamental ou de pessoas do mesmo nível de escolaridade que demonstram dificuldades para estudar e aprender. É de fácil manipulação por parte do aplicador e de fácil entendimento por parte dos avaliados.


Conteúdo:
01 Manual
01 Bloco de Folha de Resposta (c/ 25 fls)
01 Crivo de Correção


TDE - Teste de desempenho escolar

TDE - Teste de desempenho escolar


Kit completo
Lilian Milnitsky Stein
O Teste de Desempenho Escolar (TDE) foi desenvolvido a partir da moderna metodologia de construção de instrumentos, que emprega itens em escala. O TDE é um instrumento psicométrico que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura.Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando.




O TDE é composto por três subtestes:



1. Escrita: escrita de nome próprio e de palavras isoladas apresentadas sob a forma de ditado;

2. Aritmética: solução oral de problemas e cálculos de operações aritméticas por escrito;

3. Leitura: reconhecimento de palavras isoladas do contexto.



Faixa de Utilização: O teste foi concebido para a avaliação de escolares do 2º ao 6º ano do ensino fundamental, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas para a 8º e 9º anos. Cabe ressaltar que o processo de concepção do TDE está fundamentado em critérios elaborados a partir da realidade escolar brasileira, visando preencher a lacuna existente de instrumentos de medição psicopedagógicos validados e padronizados para o nosso país.

Conteúdo:

- 01 Manual para aplicação e interpretação

- 05 Cadernos de aplicação

- 01 Ficha do examinandor para o subteste de Leitura

- 01 Crivo para correção do subteste de Aritmética

- 01 Ficha do examinador para a aplicação do subteste de Escrita


Jogo de areia

Jogo de areia



Intervenção psicopedagógica à luz da teoria piagetiana...

Teresa Messeder Andion


O Sandplay é um método psicoterapêutico criado em 1954 por Dora Kalff, analista junguiana. O nome Sandplay foi traduzido para Jogo de Areia por terapeutas brasileiros da mesma linha teórica. O método criado por Kalff consta de duas caixas de areia: uma seca e uma molhada e uma variedade de objetos de miniaturas. As caixas possuem medidas padronizadas. Convida-se o paciente a brincar com as areias, a construir cenários e, neste momento, inicia-se a construção do pensamento.




Esta obra mostra a criação de um novo instrumento de intervenção psicopedagógica, uma construção de conhecimento que faz sentido, que traz significados para o paciente e para a prática do psicopedagogo.



A autora desenvolveu este trabalho de pesquisa com o objetivo de construir uma integração entre o método psicoterapêutico junguiano do Jogo de Areia e o método clínico piagetiano para trabalhar com crianças e adolescentes em atendimento psicopedagógico clínico. O sujeito constrói cenários em uma das caixas de areia molhada ou seca. Estas construções expressam a condição cognitiva e afetiva que o sujeito possui naquele momento e adquire a possibilidade de desenvolver o seu pensamento de forma lúdica, trabalhando, assim, as dificuldades de aprendizagem.





Sumário:



Apresentação

Prefácio

Capítulo 1 - Minha trajetória

Capítulo 2 - Sandplay: a busca histórica de um referencial

Capítulo 3 - O Instrumento Caixa de Areia

Capítulo 4 - A Psicopedagogia Psicopedagógico: Jogo de Areia

Capítulo 5 - O Jodo de Areia e a Fundamentação Teórica Piagetiana

Capítulo 6 - A Intervenção Psicopedagógica no Jodo de Areia

Considerações finais

Referências

 
Matemática em minutos


Matemática em minutos



Atividades fáceis para crianças de 4 a 8 anos

Sharon MacDonald
Esta envolvente e animadora introdução aos primeiros conceitos matemáticos será infalível com crianças pequenas. Cada capítulo começa com atividades mais fáceis e avança para atividades mais difíceis. Muitas das atividades têm a sugestão “Aumente um nível” para crianças que gostam de desafios.


As atividades usam materiais simples de obter, disponíveis em qualquer sala de aula. Este livro também traz dicas e idéias que beneficiarão professores novos e experientes.


Sumário:

Capítulo 1. Ensinar matemática? Eu?

Capítulo 2. Senso numérico e numeração

Capítulo 3. Cálculo e estimativa

Capítulo 4. Medida, seriação, tempo e dinheiro

Capítulo 5. Geometria e senso espacial

Capítulo 6. Separação, classificação, construção de gráfico, análise de dados e probabilidade

Capítulo 7. Padrões e relações entre números

Capítulo 8. Resolução de problemas e raciocínio

Capítulo 9. Juntando tudo: uma unidade de estudo de pizza

Apêndic



FONTE DE PESQUISA:
https://clickbooks.websiteseguro.com/product_info.php?products_id=1795&osCsid=7lmhbrjl6u19icc2g0kiipq6b2

Nenhum comentário:

Postar um comentário